Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Colheita de trigo: Chuvas atrasam ainda mais colheita na região oeste do Paraná

Colheita de trigo: Chuvas atrasam ainda mais colheita na região oeste do Paraná

Postado em 28 de maio de 2020 por

Compartilhe agora
Internet

Um olho no céu e outro na lavoura de trigo que precisa ser colhida, na região de Cascavel a área plantada é maior que na safra passada e a estima produtividade é alta. Mas um fato vem preocupando. Com 70% do trigo em fase boa para a colheita, apenas 15% da área foi colhida e a expectativa de chuva na quinta-feira preocupa os produtores, é o que afirma JJ Pértile, técnico do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. “Foram plantados 165 mil hectares de trigo, um aumento significativo com relação á safra passada, até o momento os produtores já colheram em torno de 10 a 15%, com uma produtividade acima do esperado, devidos fatores climáticos estiagem e formações de geadas que ouve na nossa região, felizmente estamos com uma boa produtividade e lógico se chover nos próximos dias, este trigo que está em fase de maturação, pré-colheita, chovendo aí 3, 4 dias seguidos já começa a ter uma preocupação por parte dos produtores, isso porque o excesso de chuvas e umidade e impede que o produtor entre e realize a colheita, e já começa então a comprometer a qualidade desse produto,” afirmou Pértile.

 

De outro lado a chuva viria em boa hora para a safra de verão que está sendo plantada na região, que num efeito cascata, também está em atraso. A previsão de grãos para a próxima safra passa de 2 milhões de toneladas, como explica Pértile. “Podemos afirmar que, o milho está com 90% já plantado e em nossa região, os 17 mil hectares previsto nos 28 municípios, teve um aumento com relação à safra passada, onde foi plantado 9000 hectares  e esse ano subiu para 17 mil hectares. Quanto á soja, nós temos o segundo levantamento efetuado agora nessa segunda-feira e  30% da área já foi semeada em nossa região, dos 561.250 hectares previsto e se as condições climáticas forem favoráveis do início ao fim, iremos colher nos 28 municípios 2.090.000 toneladas,” disse Pértile.

Depto de Jornalismo

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.