Ouça agora na Rádio

Ouça agora

COM PROBLEMA DE FORNECIMENTO, VACINA PENTAVALENTE ESTÁ EM FALTA NA REDE PÚBLICA

COM PROBLEMA DE FORNECIMENTO, VACINA PENTAVALENTE ESTÁ EM FALTA NA REDE PÚBLICA

Postado em 28 de maio de 2020 por

Compartilhe agora
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Epidemiologia, divulgou uma nota, informando que continua desabastecido e sem previsão de chegada da vacina pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. O Ministério da Saúde, é responsável pela compra e distribuição das doses aos estados, que depois repassam aos municípios. A vacina é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade.

De acordo com a nota, o Ministério da Saúde recolheu todas as doses da vacina, que foram reprovadas em testes de qualidade realizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e, por isso, as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas. Ainda de acordo com o órgão, não há disponibilidade imediata da vacina e, desde agosto, a compra de 6,6 milhões de doses para todo o país começou a chegar de forma escalonada. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. Portanto, não é só Laranjeiras do Sul que sente a falta da vacina, mas sim, em todo o país o abastecimento está interrompido desde o mês de julho.

A Enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Patrícia Massuqueto, informa que todas as unidades de saúde do município estão realizando as outras vacinas conforme o calendário de imunização. Assim que a vacina estiver disponível nas salas faremos a divulgação. Pedimos a colaboração e compreensão de todos e em casos de dúvidas procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o setor da vigilância epidemiológica.

(Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.