public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Encontrados sete sítios arqueológicos em área de construção de PCH.

Arqueólogo Jedson Francisco Cerezer,

O trabalho está em andamento na região do Rio Iratim, na área de construção da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Foz do Estrela, no município domingossoarense.

Em entrevista, o arqueólogo Jedson Francisco Cerezer, contou alguns detalhes da pesquisa que deverá seguir até a conclusão das obras.

Segundo ele, o levantamento arqueológico integra o processo de licenciamento ambiental do empreendimento energético e tem o intuito de preservar o patrimônio histórico da região.

Desde o inicio da construção da usina, uma equipe está atuando no local, em sete sítios arqueológicos, acompanhando as escavações e coletando materiais, dentre os quais destacam-se artigos que remetem há 370 d.C (depois de Cristo). “Algumas amostras de carvão foram encaminhadas para os Estados Unidos e tivemos duas: uma que remete há 860 anos antes do presente […] e outra que vai, mais ou menos, há 1650 anos”, revelou.

Explicou o arqueólogo que o primeiro registro, de 860 anos atrás, trata-se de grupos humanos que dominavam as técnicas em cerâmica, alimentando-se ainda de caça, mas já desenvolvendo também habilidades na agricultura, caracterando-se como indivíduos mais sedentários.

á o segundo registro, há mais de 1600 anos, caracterizava grupos de caçadores, com grande mobilidade. “Entre os materiais coletados desses grupos pré-históricos nós temos ferramentas em pedra lascada, pedra polida e artigos em cerâmica”, relata.

Conforme Cerezer, todo o material coletado é encaminhado para análise em laboratório, onde são identificados todos os elementos das peças. Após esse trabalho, é elaborado um relatório técnico, disponível para consultas junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e os artigos arqueológicos são encaminhados para entidades credenciadas, onde também estarão disponíveis para pesquisas.

Dentro ainda do trabalho arqueológico, estão previstas atividades em escolas e entidades da região, para divulgação e publicidade dos resultados das pesquisas.

Arqueólogo Jedson Francisco Cerezer,

Link da Notícia

  • message
    Postado por
    Rádio Rota do Sol
  • today
    Data
    28 de maio de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug