public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Foz do Iguaçu – Índice de infestação do Aedes aegypti coloca em risco médio para epidemias

assessoria

O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2019 em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, indica um risco médio para epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue e a febre chikungunya e o vírus da zika.

As vistorias foram feitas entre os dias 7 e 11 e apresentaram índice de infestação predial de 3,5%, ou seja, de cada 100 imóveis, em mais de três foram encontrados criadouros do mosquito. O índice considerado tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

Em 71% dos casos, os criadouros – como latas, embalagens plásticas, garrafas PET e potes de vidros – poderiam ter sido eliminados.

Em estado de atenção para o risco de epidemias desde 2018 por meio do Decreto 26.504, o município pode autuar e multar donos de imóveis que não os mantenham limpos, eliminando os possíveis criadouros.

Vistorias

No total foram visitados 4.933 imóveis (4,48% do total) e recolhidas 207 larvas do Aedes aegypti.

Nas 290 amostras de mosquito adulto capturadas e examinadas pelo laboratório de Saúde Única foram detectados os vírus da dengue dos tipos 2 e 4 – que podem causar tanta a dengue clássica como a hemorrágica – e o vírus da zika.

A infecção por um desses sorotipos pode causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.

Bloqueios

Os índices maiores de infestação foram registrados no Profilurb I, Morumbi I e III, Jardim São Paulo I e II, Lancaster, Campos do Iguaçu, AKLP, Portal da Foz e no Parque Presidente, onde os agentes do Centro de Controle de Zoonoes estão realizando ações de bloqueio para evitar a transmissão das doenças.

Depto de Jornalismo – Rota do Sol FM

Link da Notícia

  • message
    Postado por
    Rádio Rota do Sol
  • today
    Data
    28 de maio de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug