Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Mercado do leite começa a recuperar os preços depois de um período difícil

Mercado do leite começa a recuperar os preços depois de um período difícil

Postado em 28 de maio de 2020 por

Compartilhe agora
assessoria

Os preços pagos aos produtores vinham em queda, principalmente, por causa do aumento da produção em um comportamento sazonal, mas o mercado apresentou uma reversão generalizada dos derivados. Em termos nominais, os preços atingem seu maior patamar para um mês de janeiro, desde o início da série histórica. Os dados foram apresentados na primeira reunião de 2019 do Conseleite, realizada nesta terça-feira (22), na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba.

A captação de leite em novembro de 2018 chegou a 216 pontos conforme índice de captação de leite calculado pelo Cepea – três pontos acima do volume captado em outubro e 10 pontos acima de novembro do ano anterior. Com a maior oferta, os preços que vinham em tendência de queda desde outubro, recuaram ainda mais em novembro (para o leite captado em novembro e pago em dezembro). Em média, a queda foi de R$ 0,11 no Paraná, segundo o Cepea e o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná.

A partir da segunda quinzena de dezembro, no entanto, os produtos e derivados lácteos começaram a se recuperar. Pelo comportamento sazonal do mercado, o início da retomada dos preços era esperado apenas para janeiro. Desta forma, pode estar se desenhando uma recomposição – com aumento de preços, acompanhado de maior volume comercializado.

A exceção é o leite em pó, que manteve a queda – como as importações do produto foram menores em novembro e dezembro, aparentemente há um excedente no produto, o que impacta no preço.

O Conseleite aprovou o valor de referência projetado para o leite entregue em janeiro a ser pago em fevereiro em R$ 1,0538. Importante ressaltar que esse valor de referência ainda está sujeito a ágios e deságios, de acordo com os parâmetros de qualidade, capacidade do tanque resfriador, distância da propriedade ao laticínio, volume, entre outros fatores. Para calcular esses valores basta usar o simulador, disponível no site conseleite.pr.com.br.

Depto de Jornalismo – Rota do Sol FM

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.