Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Secretaria de Saúde registra primeiro caso de chikungunya em Curitiba

Secretaria de Saúde registra primeiro caso de chikungunya em Curitiba

Postado em 28 de maio de 2020 por

Compartilhe agora
Secretaria de Saúde

O Boletim Epidemiológico semanal da Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) o primeiro caso de chikungunya em Curitiba. A doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dnegue, já havia sido identificada em outros quatro municípios paranaenses: Araucária, Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo. As medidas preventivas de combate à dengue também valem para a chikungunya.

O informe do governo do estado também registrou 205 novos casos confirmados de dengue no Paraná. O total de casos aumentou de 1.029 para 1.234 e as notificações passam de 10 mil em todo o Paraná. 898 casos são autóctones, o que significa que as pessoas foram infectadas nas cidades de residência.

“São números preocupantes e o Governo do Estado segue reforçando a orientação para que toda a população verifique e elimine os possíveis locais de formação de focos do mosquito transmissor da dengue: o Aedes Aegypti”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, o mosquito se prolifera em locais que acumulam água parada; os focos estão nos quintais das residências, nos pratos de plantas, ralos, pneus, garrafas, lixeiras, lajes, sucatas e restos de materiais de construção, entre outros. “Estamos com uma campanha de conscientização nos veículos de comunicação e redes sociais de todo o Estado alertando sobre o perigo da dengue e destacando as medidas de combate”, afirmou.

Municípios
O município de Santa Isabel do Ivaí, em situação de epidemia, confirmou nesta semana 93 novos casos; e o de Inajá, 66. “A situação de epidemia é definida quando o município registra, proporcionalmente, 300 ou mais casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica o técnico Ronaldo Trevisan, da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria.

Também estão em epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Ângulo, Floraí, Uniflor

Secretaria de Saúde

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.