Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Técnicos da SAC fazem vistoria em possíveis áreas para construção do Aeroporto Regional

Técnicos da SAC fazem vistoria em possíveis áreas para construção do Aeroporto Regional

Postado em 28 de maio de 2020 por

Compartilhe agora
Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)

Desde o lançamento do projeto, elaborado por uma empresa de Londrina, lideranças da região vem trabalhando para tornar o sonho uma realidade.

De 2007 até os dias atuais, muitas já foram as reuniões e discussões em torno do tema, porém, recentemente a ideia que nasceu no Sudoeste do Paraná ganhou adesão de lideranças da região Extremo Oeste de Santa Catarina. Desde então, prefeitos e representantes de entidades daquela região passaram a integrar o movimento que busca a consolidação do projeto, considerado de grande importância para o desenvolvimento das duas regiões. Uma Universidade de Santa Catarina também demonstrou interesse em auxiliar nessa luta e já vem trabalhando junto com as demais entidades.

Conforme estudo de viabilidade, o Aeroporto tem condições de ser construído nos municípios de Renascença, Vitorino, Bom Sucesso do Sul ou Itapejara D´Oeste. Nesses municípios foram encontrados os melhores terrenos. Porém, a prioridade seria para o município de Renascença, as margens da PR-280, onde está localizado o sítio 5, conforme descrito no projeto da Amsop.

&quote;&quote;Vistoria no sitio 5, em Renascença, as margens da PR-280.
O prefeito Lessir Canan Bortoli está bastante entusiasmado e tem se esforçado para que o projeto saia do papel. O chefe do executivo já cumpriu várias agendas em Brasília, tendo se reunido com lideranças da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria de Aviação Civil) para debater sobre o projeto.  Algumas agendas contaram apenas com a presença do prefeito. Porém, essa semana, nos dias 25 e 26 de junho, terça e quarta-feira, o prefeito comemorou a visita de uma equipe da SAC.

Em entrevista, Lessir destacou que o grupo formado por técnicos veio ao Sudoeste com objetivo de vistoriar os terrenos (sítios) citados no projeto do Aeroporto. “Isso pra nós é muito importante, por que segundo a equipe o Aeroporto Regional está na pauta do governo, ou seja, nunca saímos dos planos do governo. Tive receio quando mudou o governo, mas graças a Deus continuamos no bloco dos possíveis aeroportos, isso prova que o aeroporto Regional é viável. A SAC tem um estudo mostrando que em 2015 quase 60 mil pessoas do Sudoeste viajaram de avião, então quando tiver o regional esse número pode chegar a 100 mil pessoas por ano, mais as mercadorias que podem ser transportadas”, disse.

O prefeito também adiantou que a pista do Aeroporto, caso seja construído, poderá ter u, na íntegrama pista de até 3 Km de extensão, com estrutura total projetada para atender até 3 milhões de pessoas. Para Lessir, isso é sinônimo de desenvolvimento regional, pois a estrutura pode abrigar um Aeroporto de carga com condições de atender até mesmo os Estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.