Na saúde por exemplo, Boa Vista da Aparecida teve nota máxima
O município de Boa Vista da Aparecida se destacou no IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal; o índice tem por objetivo avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores.
São sete itens avaliados no IEGM, e o detalhamento ficou da seguinte forma em Boa Vista da Aparecida:
Com isso, a nota geral conforme o modelo matemático utilizado no índice, confere ao município de Boa Vista da Aparecida a nota B+; o que coloca o município em destaque, pois apenas 45 das 399 prefeituras atingiram essa nota.
O prefeito Leonir dos Santos comentou a respeito do bom desempenho que o município obteve:
Nossa busca é incessante pela transparência e o bom andamento de todos os setores; fiquei surpreso com a boa avaliação que tivemos. No setor de saúde e planejamento conseguimos nota máxima, isso mostra que o caminho que estamos seguindo está certo, elencamos prioridades para que possamos ser ainda mais efetivos no atendimento ao cidadão por meio de nossas secretarias.
Vale ressaltar que nenhum município conseguiu atingir no geral a nota máxima (A); no oeste do Paraná, pouco mais de 10 municípios conseguiram a nota B+.
O QUE É O IEGM
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná firmou termo de adesão à Rede Nacional de Indicadores – INDICON, uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa – IRB e os Tribunais de Contas do Brasil participantes. O principal objetivo da Rede é o levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM , uma ferramenta inovadora destinada a mensurar a eficácia das políticas públicas municipais.
O IEGM/TCEPR irá proporcionar múltiplas visões sobre a gestão municipal em sete dimensões do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas:
O IEGM/TCEPR, que será apurado anualmente, é composto pela combinação dos seguintes itens: informações levantadas a partir de questionários a serem preenchidos pelos jurisdicionados, dados e informações extraídos do Sistema Acompanhamento Mensal – SIMAM do TCE/PR e dados governamentais.
Essa nova tecnologia de fiscalização implica uma diferente repartição de atividades e responsabilidades em matéria de execução do orçamento, o que deve ser cuidadosamente tomado em consideração nas fases de planejamento e execução de auditorias de resultados.
Os elementos apurados comporão, ainda, demonstrativos de eficiência e eficácia que servirão tanto para os munícipes quanto para os gestores, como valioso instrumento de aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.
Confira todo o detalhamento do IEGM clicando aqui
Fonte: TCE-PR/RBC