public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

SIMEPAR ALERTA PARA VENTOS FORTES NESTA QUINTA E SEXTA NO PARANÁ

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) faz alerta de ventos fortes para o Estado nesta quinta e sexta 20 e 21.

As regiões Sudeste e Sudoeste serão as mais atingidas. O fenômeno pode ocasionar estragos em residências e quedas de árvores.

De acordo com o Simepar, as regiões Noroeste e Norte do Estado registraram nesta quarta-feira (19), respectivamente, ventos de aproximadamente 79 km/h e 75 km/h. O município de Cascavel, também foi atingido com ventos de 60 km/h.

“Os ventos fortes ocorrem quando temos a passagem de frentes frias, com contraste de temperatura, que formam um gradiente forte de pressão. Outra possibilidade é quando ocorrem tempestades”, explicou o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri.

RECOLHIMENTO DE ÁRVORES – O recolhimento e o corte de árvores nativas derrubadas pela tempestade, principalmente as ameaçadas de extinção, como Araucárias e Imbuias, devem ser autorizados pelos órgãos ambientais municipais e estadual.

Segundo José Volnei Bisognin, diretor de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra (IAT), em cidades como Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu é preciso comunicar às secretarias municipais de meio ambiente. Já nas cidades em que a prefeitura não emite essas autorizações para árvores nativas, é preciso entrar em contato com os escritórios regionais do IAT.

FONTE: Redação Rota do Sol/ Agência de notícias do Paraná

  • message
    Postado por
    Rádio Rota do Sol
  • today
    Data
    21 de agosto de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug