Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Certificação vai ampliar mercado para produtores de mel de Cerro Azul

Certificação vai ampliar mercado para produtores de mel de Cerro Azul

Postado em 24 de agosto de 2020 por

Compartilhe agora

Os produtores de mel de Cerro Azul estão na expectativa de o município formalizar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que cria as condições para a certificação que garante a qualidade do produto. Com isso, o mel do Vale do Ribeira e seus derivados ganharão mais mercados, podendo ser comercializados em estabelecimentos de grande porte como supermercados da Capital e Região Metropolitana.

Já foram assinados a lei e o decreto municipais que criam o SIM. Agora, falta a formalização efetiva, quando for contratado o médico veterinário que se responsabilizará pelo trabalho de orientação e fiscalização junto aos produtores.

O núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Curitiba está empenhado em ajudar as prefeituras da RMC em aderir aos sistemas do SIM e Susaf. Segundo o chefe do núcleo, João Carlos Rocha Almeida, dos 29 municípios de sua regional, 17 já estão prontos a aderir esses sistemas.

“Os demais vão vendo os resultados obtidos e serão apoiados à medida que fizerem a solicitação”, disse. Almeida destacou ainda que vêm acontecendo muitas reuniões com prefeitos e secretários municipais de Agricultura sobre as vantagens para o setor produtivo dos municípios que aderirem ao SIM e ao Susaf em função do mercado consumidor.      

A Prefeitura de Curitiba comunicou que tem R$ 300 milhões em caixa para comprar produtos de origem animal e que prioriza os municípios da Região Metropolitana, desde que os produtos sejam regularizados e tenham a licença para comercialização. Eles serão direcionados aos programas municipais, como feiras e mercados.

FONTE: Redação Rota do Sol /Agência de notícias do Paraná

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.