Oito mandados de busca e apreensão são cumpridos nas residências do prefeito afastado e do ex-presidente da Câmara Municipal de São Jerônimo da Serra, na região norte do Paraná, nesta terça-feira (25), em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
As investigações dos crimes de associação criminosa, peculato e corrupção ativa e passiva foram desencadeadas a partir da apreensão de um pen drive que estava em poder do prefeito afastado.
No objeto, foram encontrados indícios de desvios, ocorridos mediante a inserção de verbas complementares nas folhas de pagamento de servidores, com autorização destes, para que, posteriormente, fossem devolvidos e repassados a vereadores em troca da obtenção de apoio político ao gestor público.
“Essa situação em São Jerônimo da Serra visa apurar uma chamada ‘rachadinha’ ou ‘mensalinho’ que correspondia terem combinado com o ex-prefeito e outras pessoas que eles colocariam um valor maior no salário de duas servidoras para que o valor fosse devolvido ao grupo e, com isso, eles repassassem a vereadores para comprarem apoio político”, explicou Leonir Batisti, coordenador do Gaeco.