public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Reajuste de 9,62% na tarifa de água no Paraná é suspenso temporariamente

Aumento da tarifa de água no Paraná foi homologado em 25 de agosto — Foto: Sanepar/Divulgação

O reajuste de 9,62% na tarifa de água e esgoto no Paraná,  que começaria a valer a partir de 31 de outubro deste ano, foi suspenso temporariamente na tarde desta terça-feira (1º) em reunião da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

A decisão dos conselheiros foi por unanimidade, acompanhando o voto do relator Braulio Freuly. A suspensão deve durar cerca de 100 dias até nova definição.

Conforme o relator, na segunda-feira (31), representantes do Governo do Paraná, que fez o pedido de suspensão do reajuste, e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se reuniram para discutir a situação, com intermediação da Agepar.

No encontro, um acordo foi firmado para que o governo formule por escrito os argumentos e cálculos apresentados na reunião em até cinco dias.

Depois disso, a Sanepar terá 90 dias para apresentar os argumentos da companhia. O governo ainda terá direito a uma réplica, no prazo de cinco dias.

Cálculo do índice

Segundo a Agepar, o cálculo da tarifa do saneamento, que chegou ao índice de 9,6299%, é composto da seguinte forma:

o índice de 6,1860% é de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros). O custo da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019, que elevou muito os preços dos produtos químicos importados, influenciaram na alta deste indicador;

o índice de 3,4439% é refente à quarta parcela do diferimento tarifário, que recompõe a tarifa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010, aprovado em 2017.

Segundo a agência, na época da negociação do diferimento ocorreram audiência e consulta públicas para aprovação da reposição de 25,63%, parcelado em oito anos, sendo a primeira parcela de 8.53% e sete parcelas de 2.11% (corrigidas pela Selic).

FONTE: Redação Rota do Sol/ Agepar

  • message
    Postado por
    Rádio Rota do Sol
  • today
    Data
    1 de setembro de 2020
  • folder
    Categoria
    Economia
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug