Ouça agora na Rádio

N Notícia

Presidente filipino avisa que tratará Trump 'de maneira mais justa'

FOTO: © REUTERS/ EZRA ACAYAN

Presidente filipino avisa que tratará Trump 'de maneira mais justa'

Da Sputnik News Brasil

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que muito frequentemente critica a política norte-americana, assegurou que receberá Donald Trump "como um líder importante", quando se encontrarem em 12 de novembro em Manila.

"Eu gostaria de tratar o presidente Trump de maneira mais justa, recebê-lo como um líder importante", declarou Duterte no domingo (29), citado pela agência Reuters. "Eu gostaria de ouvir o que ele tem a dizer", acrescentou o presidente filipino.

 

Duterte indicou também que, durante a reunião com Donald Trump, espera discutir temas tais como a crise na península da Coreia, o terrorismo, a cooperação conjunta e a luta contra o tráfico de drogas.

"Estamos preocupados. A guerra nuclear é absolutamente inaceitável para todos", falando sobre a crise na península da Coreia.

Segundo ele, seria bom que os EUA, Japão e Coreia do Sul negociassem com a Coreia do Norte e dissessem ao líder norte-coreano Kim Jong-un que "ninguém está ameaçando-o, que guerra não é opção".

Rodrigo Duterte é conhecido por suas declarações polêmicas em relação aos EUA e ao antecessor de Trump, Barack Obama. 

 

Entretanto, em maio, Donald Trump elogiou as políticas de combate às drogas de seu homólogo filipino embora ele tenha sido criticado pelo Departamento de Estado por violações dos direitos humanos.

O presidente filipino, por sua vez, disse que ele é um “amigo humilde no Sudeste Asiático” de Washington, mostrando-se disposto a uma reviravolta nas relações com EUA, aliado importante para a segurança.

FONTE: SPUTNIK NEWS BRASIL
Link Notícia