Ouça agora na Rádio

N Notícia

Velocista espacial: astrônomos descobrem planeta mais rápido de todos

FOTO: © NASA. JPL-Caltech

Velocista espacial: astrônomos descobrem planeta mais rápido de todos

O telescópio espacial Kepler, que já ajudou a descobrir cerca de 2,3 mil exoplanetas durante sua missão em busca de planetas K2, tem sido fundamental para identificar o planeta que percorre sua órbita mais rápido de todos.

Um dia na Terra, ou seja, o tempo que leva para fazer a rotação completa, dura aproximadamente 24 horas, enquanto um ano é de 365 dias, durante os quais nosso planeta faz um giro completo ao redor do Sol.

 

Mas no planeta EPIC 246393474 b, as coisas são diferentes, pois lá, um ano dura apenas sete horas.

Deste modo, este planeta também conhecido como C12_3474 b (segundo diferentes catálogos de estrelas), é o planeta mais rápido descoberto até hoje. Seu período orbital é de apenas 6,7 horas, de acordo com um relatório do Phys.org.

Vale destacar que o recém-descoberto planeta recordista é na verdade muito grande, sendo três vezes maior do que a Terra e 5,3 vezes mais denso. Isso significa que o planeta tem um sólido corpo rochoso pesado com muito ferro, cujo teor atinge até 70%, segundo cientistas.

 

Além disso, sua atmosfera teria sido completamente destruída por radiação estrelar, afirmam especialistas. É um milagre que o próprio planeta não foi vaporizado por completo, estando localizado tão perto da estrela.

Se um ano neste astro dura apenas sete horas, então quanto dura um dia? Os cientistas ainda não têm resposta a esta pergunta, mas se levar em consideração a relação dia-ano na Terra, a vida no planeta mais rápido, deve parecer como uma apresentação estroboscópica constante.

FONTE: SPUTNIK NEWS BRASIL
Link Notícia