Ouça agora na Rádio

N Notícia

Gelatina é boa para emagrecer e evitar rugas

FOTO: © Divulgação/Imagens da internet

Gelatina é boa para emagrecer e evitar rugas

por Tatiana Zanin | para TUASAUDE.COM, acesse!

 

Os benefícios da gelatina para a saúde envolvem o fortalecimento das unhas e cabelos, dando-lhes maior resistência, espessura, crescimento e brilho. A gelatina é também uma excelente fonte de hidratação devido ao seu elevado conteúdo em água, que mantém a firmeza da pele e dos cabelos e ajuda a combater a prisão de ventre.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de expressão.

Gelatina engorda?

A gelatina não engorda, porque apesar de ter açúcar, tem também muita água, o que faz deste alimento um complemento muito bom para as dietas. Quem quiser pode optar pela gelatina diet ou ligth, e aí não tem açúcar nenhum.

A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele, por causa do colágeno.

Adicionar maçã, morango, pêssego ou abacaxi aos pedaços na água quente, antes de fazer a gelatina, é uma forma de tornar a gelatina ainda mais nutritiva.

Gelatina de ágar-ágar

Como as gelatinas comercialmente encontrada no supermercado contém uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de ágar-ágar, que é igualmente benéfica. Porém, esta gelatina não é uma fonte de colágeno animal, trata-se de uma gelatina de origem vegetal, feita a partir de algas marinhas, podendo também ser consumida por vegetarianos.

A gelatina de ágar-ágar é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e aumentando a sensação de saciedade. Ela também rende mais do que a gelatina comum e não altera o sabor dos alimentos quando utilizada em receitas como bolos e sobremesas.

Informação Nutricional

Veja na tabela a seguir a diferença da composição nutricional para 100 g dos dois tipos de gelatina.

Componentes Gelatina Animal Gelatina Vegetal
Energia: 380 kcal 191 kcal
Carboidrato: 89,2 g 10 g
Proteína: 8,9 g 2 g
Gordura: -- 0,3 g
Fibras: -- 70 g
Cálcio: 27 mg --
Sódio: 235 mg 125 mg
Vitamina C: 40 mg 600 mg

Além disso, a gelatina vegetal não fica líquida à temperatura ambiente, podendo ser mantida fora da geladeira.

Receita de Jujuba de Gelatina

Gelatina é boa para emagrecer e evitar rugas
 

Esta receita de bala de gelatina é muito simples de fazer e é muito saudável, podendo ser consumidas até mesmo por bebês com mais de 1 ano de idade.

Ingredientes

  • 1 pacote de gelatina sem sabor, incolor
  • 2 pacotes de gelatina comum
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre por cerca de 5 minutos. Quando estiver bem uniforme, desligue o fogo e coloque o líquido em forminhas de acetato ou de silicone e leve à geladeira durante cerca de 2 horas. Quando a gelatina estiver com uma consistência firme, desenforme.

As forminhas podem ser encontradas em lojas de produtos para o lar ou compradas online e existem diversos formatos e tamanhos.

FONTE: TUASAUDE.COM
Link Notícia