Ouça agora na Rádio

N Notícia

Presidente francês adverte Turquia contra 'invasão' da Síria em meio à operação em Afrin

FOTO: © AFP 2018/ Ozan Kose

Presidente francês adverte Turquia contra 'invasão' da Síria em meio à operação em Afrin

O presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu Ancara contra a "invasão" da Síria durante a operação militar Ramo de Oliveira que a Turquia iniciou em 20 de janeiro na região de Afrin contra as forças curdas.

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

"Se se verificar que esta operação vai além de combater a potencial ameaça terrorista à fronteira turca e se se vier a tornar uma operação de invasão, [então] isso será um problema real para nós", disse o líder francês em entrevista ao jornal Le Figaro, citado pela Reuters.

Macron também afirmou que vai discutir o assunto outra vez com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e que a natureza da operação pressupõe que haja discussões entre os europeus, e também mais amplamente entre Ancara e os aliados.

A Turquia está realizando desde 20 de janeiro uma operação militar na cidade síria de Afrin, área controlada pelos militantes das Unidades de Proteção Popular (YPG), apoiadas pelos EUA.

Ancara classifica as YPG como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e uma organização terrorista.

As autoridades turcas sublinharam várias vezes que sua campanha militar em Afrin visa apenas proteger as fronteiras do país em meio à ameaça terrorista e que a operação respeita a integridade territorial da Síria.

Anteriormente, os Estados Unidos e a França armaram e treinaram a milícia das YPG no combate contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) na Síria.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia