NOTÍCIAS


Tecnologia 5G: sinal em Curitiba será ativado em 16 de agosto, informa Anatel | Paraná


O sinal da tecnologia 5G será liberado em Curitiba no dia 16 de agosto de 2022, conforme divulgado nesta sexta-feira (12) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O chamado “5G puro” é oferecido na faixa de 3,5 gigahertz e a promessa é que ele entregue mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduza o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis.

O prazo é de que até 29 de setembro todas as capitais brasileiras tenham o sinal ativado. A primeira ativação do sinal foi feita em Brasília no início de julho.

  • ENTENDA: o que é o 5G e como funciona
  • Guia explica o que vai mudar com a nova tecnologia

Em junho, a capital paranaense foi a primeira cidade brasileira a receber uma luminária inteligente com uma antena 5G integrada, de acordo com a prefeitura. Desde então, a tecnologia começou a ser testada pelo programa “Conecta 5G”.

Infográfico mostra vantagens do 5G em relação ao 4G.  — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Infográfico mostra vantagens do 5G em relação ao 4G. — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

As operadoras, por meio da Siga Antenado – entidade criada por Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G –, precisam instalar as torres de comunicação para ativação do 5G e filtros para evitar interferências com outras faixas de frequência.

Também precisam iniciar a distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda, que tem direito ao serviço.

Após concluírem a instalação de antenas, torres e filtros, as operadoras comunicam o Gaispi, grupo criado pela Anatel para tratar da implantação do 5G. Na sequência, são feitos testes e, se não for verificado problema, o sinal é liberado.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


12/08/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO