Na tarde desta quarta-feira (17), o Centro de Convivência dos Idosos Sexto Andre Ghedin foi palco do 1º Seminário de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, promovido pelo Instituto Cine Saúde com o apoio da prefeitura municipal e organização de Cleide dos Santos. O evento reuniu produtores rurais, autoridades locais e representantes de cooperativas e associações para debater políticas públicas e perspectivas para o setor no município.
A abertura do seminário contou com a presença do prefeito municipal, Leonir dos Santos, da deputada estadual Luciana Rafagnin, de Adriano Lima dos Santos, representando a Itaipu Binacional e de representantes das cooperativas locais e de associações. O retorno de programas como o PRONAF e novas linhas de crédito para a agricultura familiar foi um dos destaques do evento.
Também foi destacado a retomada do Minha Casa Minha Vida e do programa de habitação no campo, com a previsão de construção de 2.200 casas no Paraná na faixa 1 do programa federal e a abertura iminente da faixa 2.
A crise enfrentada pelos produtores de leite, com preços baixos e desmotivação, foi outro tema central. Os participantes ouviram medidas como a taxação de importados de produtos lácteos para dificultar a entrada no país e a renegociação de créditos pelo governo federal. Além disso, foi anunciado um crédito específico para auxiliar os produtores nesse momento difícil.
Houve ainda a assinatura de um documento que cria o Selo de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. A partir de agora, os produtores de Boa Vista da Aparecida poderão comercializar seus derivados de leite de forma legalizada.
Os interessados em se informar sobre a lei e o processo de legalização podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura. Ao final do seminário, os participantes do evento puderam desfrutar de um delicioso café da tarde com produtos típicos da região.