MENU

Moradores de Sarandi, no norte do Paraná, relataram que têm enfrentado problemas com o abastecimento de água na cidade. Segundo a autarquia Águas de Sarandi, o serviço tem sido prejudicado por causa da estiagem prolongada e altas temperaturas.
De acordo com a direção da autarquia, a chuva desta terça-feira (27) ajudou a melhorar o nível dos reservatórios da cidade, que está em cerca de 70% do normal.
Mesmo assim, a possibilidade de rodízio no abastecimento não foi descartada. Por isso, a direção pede ajuda da população para o uso racional de água.
“Um pedido fundamental é pelo uso racional da água, evitar de encher piscina, lavar calçada e carro. O rodízio foi adiado, mas se a gente continuasse com temperaturas como das duas últimas semanas não teria jeito, a gente teria que implantar o rodízio, pois os reservatórios estavam em situação complicada”, disse o diretor geral da Águas de Sarandi, Michel Caldato.
Segundo os moradores, a falta de água é um problema recorrente na cidade.
“Eu chego na minha casa e não tem água para fazer janta. A água chega de madrugada. A hora que eu saio para trabalhar tem água, mas a hora que chego não tem mais. Nem rodízio tem, é falta de água mesmo todo dia. Os moradores sabem, não tem água”, disse a moradora.
Sarandi tem 55 poços artesianos e 28 reservatórios — Foto: Alex Magosso/RPC
O município conta com 55 poços artesianos e 28 reservatórios, que dependem das chuvas para a melhor produção.
Segundo a autarquia, a capacidade total de água da cidade é de 30 milhões de litros. Entretanto, por causa da estiagem, a capacidade foi reduzida em 22 milhões.
Conforme o diretor, os bairros mais altos do município são os mais prejudicados com o abastecimento.
“Ainda hoje [terça-feira] existe pontos que estão sem água, principalmente na região do Jardim Independência, que é uma região mais alta, ainda não conseguiu recuperar. A gente está vindo de três anos de seca, a gente tem cerca de 120 mil pessoas utilizando água diariamente.”