MENU

Em outubro deste ano, deve ser entregue a segunda ponte entre o Brasil e Paraguai. A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco. É a segunda ponte sobre o Rio Paraná que ligará os dois países.
A série de reportagens ‘Acesso Restrito’ produzida pela RPC Foz do Iguaçu, mostra, com exclusividade, os trabalhadores da obra de proporção gigantesca. Assista ao vídeo acima.
Mais sobre Acesso Restrito
Os trabalhos começaram em 2019, e a estrutura terá 760 metros de comprimento. Os dois pilares principais da ponte estão nas margens do rio, facilitando a navegação.
A ponte é do tipo estaiada. Por dia, são passados cerca de 30 cordoalhas (cabos menores que revestem os cabos de sustentação) do chão para o alto da obra.
O elevador que trabalhadores usam para acessar à obra tem uma altura aproximada de 90 metros, levando os funcionários até uma parte de acesso à ponte. A partir desse local, podem se dirigir aos andaimes e outros locais da obra.
A plataforma de Quik deck é um andaime suspenso totalmente por correntes. A ideia é a proteção do leito do rio, para não cair nenhum material no rio. A segunda função é para fazer as soldas das aduelas (estruturas pré-fabricadas de aço).
Quando for finalizada, a obra terá um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.