MENU

Com o começo de um novo ano são feitas novas promessas e traçadas novas metas, mas nem sempre elas são cumpridas e atingidas ao final do ano e, em muitos casos, o que impede que isso aconteça é a condição financeira.
As dicas dadas pela economista e consultora de finanças Ariadne Rodrigues fazem parte da série “Minha Grana“, produzida pela RPC Foz do Iguaçu e exibida durante o Meio-Dia Paraná. Veja no vídeo acima.
Para alcançar as metas estabelecidas alguns passos simples devem ser colocados, como traçar uma rota para chegar lá e ter disciplina.
No processo de traçar uma rota para chegar ao sonho, é preciso olhar para o próprio orçamento e pensar como encaixar as duas coisas, baseado no preço daquele objetivo.
Nos gastos devem ser priorizadas as contas e dívidas, para só então fazer com que outro desejo se encaixe ao plano, em um tempo estipulado.
“O segredo da poupança e de reservar um dinheiro para atingir um sonho é ter o sonho em primeiro lugar, o restante dos compromissos tem que estar calculados e vir junto ao sonho”, apontou Ariadne.
Durante a série de reportagens “Minha Grana“, foi tratada a questão de como guardar o próprio dinheiro e, para isso, o principal passo é analisar o próprio perfil.
Caso a pessoa consiga guardar o dinheiro facilmente, as melhores opções são: poupança programada e investimento programado.
No caso de pessoas que não conseguem guardar este valor, o parcelamento é indicado, mas somente após se questionar: consigo pagar essas parcelas?