NOTÍCIAS


Aplicativo que permite envio de denúncias eleitorais está disponível para baixar; saiba como denunciar | Eleições 2022 no Paraná


O aplicativo para envio de denúncias eleitorais já está disponível para baixar nas lojas de programas para celulares, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Pela ferramenta o usuário pode fazer relatos sobre casos de propaganda antecipada e outras irregularidades eleitorais como compra de voto, abuso de poder econômico, uso de recursos públicos para fins eleitorais e utilização indevida de meios de comunicação social.

Conforme o tribunal, em 2020 o Paraná registrou quase 6 mil denúncias pelo aplicativo. A cidade com maior número de casos foi Curitiba, com 839 relatos, segundo dados do TRE.

  • Últimas notícias: Eleições 2022 no Paraná

Os conteúdos enviados na aplicação são encaminhados ao Ministério Público Eleitoral.

Além de denúncias, os usuários também podem tirar dúvidas no aplicativo sobre o que é permitido e o que não é durante o período eleitoral, como por exemplo, o uso de alto-falantes, camisetas, adesivos, material gráfico, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros.

O aplicativo está disponível para nas versões Android e IOS.

  • Clique aqui para baixar em Android
  • Clique aqui para baixar em IOS

O aplicativo também está na versão web, onde é possível acompanhar a sua denúncia e consultar as estatísticas sobre os relatos enviados.

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode fazer a denúncia clicando no ícone em destaque amarelo ‘fazer uma denúncia’. Na página seguinte, ele deve indicar o estado em que a denúncia será feita.

Ao informar o possível crime eleitoral, é obrigatório o preenchimento de ficha com nome completo e CPF, além de elementos que indiquem a existência do fato, como: vídeos, fotos e áudios.

  • TRE-PR vai sediar 1º teste em campo dos sistemas de totalização e ecossistema da urna eletrônica de 2022

Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, conforme o TRE.

A propaganda antecipada, segundo o tribunal, é a candidatura com pedido explícito de voto antes do período permitido por lei, que neste ano é 16 de agosto.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR



Fonte: G1


30/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO