
MENU

A empresária Edeltraud Lowen ensina a fazer uma sopa gelada de frutas. A receita, de origem alemã, combina com o verão, é fácil e uma ótima sugestão para sobremesas no período de Natal e Ano Novo.
“Essa é uma receita de família. Quando eu era criança a gente comia nas festas e dias especiais”, comenta Lowen.
Receita é de origem alemã. — Foto: Reprodução/RPC
Para o creme de baunilha (cobertura):
Para começar a cobertura, coloque o leite condensado e 500 ml de leite em uma panela ainda fria. Utilize um pouco do leite para misturar com o amido de milho. Misture, cuidando para não empelotar, e acrescente à panela. Coloque a baunilha, ligue o fogo e mexa sem parar até engrossar levemente. A textura não ficará completamente firme. Deixe esfriar na geladeira com um plástico por cima que toque o creme.
O preparo da sopa começa com a água sendo acrescentada na panela com fogo alto. Coloque o açúcar e mexa para dissolver. Acrescente as ameixas, as uvas-passas, os morangos, as amoras. Quando colocar o pêssego em calda, pode acrescentar um pouco da calda também. Então, leve os mirtilos e as framboesas à panela junto com a mistura.
Quando começar a ferver, adicione a baunilha. Então, deixe cozinhar por aproximadamente três minutos. Na sequência, acrescente aos poucos o amido de milho já misturado com um pouco de leite. Isso fará com que a sopa fique um pouco mais grossa. Deixe cozinhar por mais alguns minutos. A consistência quando sai da panela é mole, como uma sopa. Ela firmará um pouco ao ser resfriada.
A sugestão é preparar a sobremesa um dia antes de servir para que ela possa gelar bem. Na hora de servir, coloque o creme de baunilha no fundo, acrescente a sopa e finalize com mais uma camada da cobertura.
Receita para as festas: saiba como preparar uma sopa gelada de frutas