MENU

O acarajé é um bolinho baiano feito com massa de feijão.
A chef Eva dos Santos criou sua versão com um toque diferente: em vez do tradicional camarão no recheio, a receita dela leva carne de porco e rende 12 bolinhos. Veja como preparar:
Ingredientes para a massa
Ingredientes para o xinxim de porco
Ingredientes para o complemento
Acarajé com carne de porco é uma adaptação paranaense de clássico baiano. — Foto: Reprodução/RPC
Deixe o feijão de molho por cerca de 12 horas. Depois, em água corrente, passe os grãos entre as mãos para retirar a casca.
Processe todos os ingredientes da massa (alho, gengibre, cebola, sal e o feijão descascado). A mistura fica com uma consistência parecida com um purê. Reserve.
Prepare o xinxim de porco: adicione o azeite de dendê em uma panela ao fogo. Coloque o alho para fritar. Adicione a cebola e, depois, o tomate. Continue misturando.
Adicione as castanhas de caju, os amendoins e o gengibre. Misture tudo. Adicione caldo de porco – pode ser também caldo de legumes natural ou de dissolver. Adicione o coentro para cozinhar junto, se preferir substitua pela salsinha.
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Finalize a mistura com pimenta dedo-de-moça. Leve para bater no liquidificador até parecer uma pasta.
Separe os complementos – a pimenta de cheiro e o picles de cebola. Aqueça a banha de porco para fritar o acarajé.
Quando estiver pronta, use uma colher de pau para moldar a massa do acarajé e coloque para fritar em bolinhos. Frite aos poucos, virando delicadamente de um lado e de outro, até que o bolinho doure.
Para rechear, corte delicadamente o bolinho e passe um pouco do xinxim de porco. Adicione uma porção generosa de carne de porco, pimenta de cheiro, picles de cebola e uma folhinha de coentro.