MENU

A produtora Maria Inocência Ramos ensinou a equipe do Caminhos do Campo uma receita de rocambole salgado recheado com pinhão e carne. Confira a receita completa:
Rocambole de pinhão — Foto: Reprodução/RPC
Bata os ovos. A dica de Dona Maria é bater as claras primeiro e, depois, adicionar as gemas. Bata bem até ficar com uma textura cremosa. Adicione o sal e misture bem.
Em seguida acrescente aos poucos o trigo com ajuda de uma colher e uma peneira. Vá misturando.
Em uma forma retangular bem untada com manteiga ou margarina, despeje a mistura. Espalhe bem, de maneira uniforme. Em um forno pré-aquecido, coloque a massa para assar de dez a 15 minutos a 180° C.
Depois de assada, espere a massa esfriar antes de desenformar. Depois de desenformada, enrole a massa para dar a ela o formato base do rocambole.
Dica da Dona Maria: use um rolo de papel manteiga untado como base para facilitar o processo.
Para o recheio, corte o bacon em pequenos cubos e coloque para fritar com um pouco de azeite. A própria gordura do bacon vai ajudar a fritar, além de dar um sabor especial. Depois, adicione à panela a cebola e o alho para fritar junto, também bem picados.
Acrescente o frango ou carne moída para refogar junto. Se achar que a carne está seca, adicione um pouco de água; também vale adicionar um pouco do creme de leite para engrossar. Misture bem. Depois de cozido, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Depois, adicione o requeijão e o creme de leite. Misture bem e comece a adicionar o pinhão moído, aos poucos, sempre misturando bem.
O resultado é uma mistura semelhante a um patê. Acrescente cheiro verde a gosto e, se quiser, também adicione pimenta a gosto. Misture bem.
Com uma colher ou espátula, espalhe bem o recheio pela massa aberta. Com ajuda de papel manteiga, enrole a massa. Espere esfriar um pouco para adicionar a cobertura, dessa forma não correr risco de ela desmanchar sobre o rocambole.
Para a cobertura, basta misturar a batatinha, o creme de leite e a maionese e decorar como preferir. Dona Maria costuma espalhar o mesmo pinhão moído que usou no recheio sobre a cobertura, junto com pedaços de pinhão cozido.