NOTÍCIAS


Baleia-jubarte com 6,5 metros de comprimento é encontrada em decomposição em Matinhos | Paraná


Uma baleia-jubarte com 6,5 metros de comprimento foi encontrada em estado avançado de decomposição em Matinhos, no litoral do Paraná. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), o animal era um macho juvenil.

A carcaça foi retirada na sexta-feira (9) com uso de maquinário por conta da maré alta até uma área próxima à restinga.

Depois, a área foi isolada para a realização na necropsia inicial e outros exames. Conforme o laboratório da Universidade Federal do Paraná (UFPR), até a publicação desta reportagem, a causa da morte não havia sido confirmada.

  • Baleia-jubarte em decomposição é encontrada em praia de Guaratuba

O animal foi enterrado de acordo com o protocolo de atendimento a animais marinhos encalhados depois da retirada de materiais biológicos para análise.

O trabalho foi feito em parceria entre o laboratório da UFPR, a prefeitura e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Baleia-jubarte com 6,5 metros de comprimento é encontrada em decomposição — Foto: Divulgação/UFPR

Baleia-jubarte com 6,5 metros de comprimento é encontrada em decomposição — Foto: Divulgação/UFPR

Segundo encalhe registrado no Paraná

De acordo com o laboratório, a baleia havia sido avistada na terça (6), no Balneário Guacyara. Esta é a segunda vez que uma baleia-jubarte encalhada é avistada no litoral paranaense.

“Baleias-jubarte são comumente avistadas na costa brasileira. Nesta época, migram das regiões de alimentação para reprodução no nosso litoral, em especial a região do litoral sul da Bahia”, explicou a bióloga Liana Rosa.

Os especialistas ainda orientam que, ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses, é preciso acionar as autoridades.

Isso pode ser feito junto à equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR pelo telefone 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 99213-8746.



Fonte: G1


10/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107