NOTÍCIAS


Bebê nasce durante deslocamento de viatura do Samu, no Paraná: 'Criança completamente saudável', diz médica | Oeste e Sudoeste


Uma bebê nasceu na madrugada deste sábado (24) durante o deslocamento de uma viatura do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) entre Quedas do Iguaçu e Cascavel, ambas no oeste Paraná.

Segundo a médica do consórcio Morgana de Oliveira Paula, que atendeu a ocorrência, a mulher em trabalho de parto precisou ser transferida de hospital após a equipe do local – que não possui estrutura para atendimentos de alto risco – constatar a presença de mecônio, primeiras fezes do bebê, dentro do útero.

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

Além disso, a gestante, grávida de 37 semanas e meia, apresentava histórico de hemorragia e por isso o parto era considerado de risco.

“A médica que a atendeu inicialmente disse que ela já apresentava sangramento, a bolsa já havia rompido e apresentava mecônio, que são as primeiras fezes do bebê. Quando isso acontece ainda na barriga da mãe, existe um risco de sofrimento fetal e aspiração desse mecônio pelo bebê levando a complicações”, explicou a médica.

Conforme Moragana, iniciada a viagem, a mulher continuou a ter fortes contrações. No Km 98 da PR-484, em Boa Vista da Aparecida, também no oeste do estado, a bebê nasceu.

“Nasceu uma criança completamente saudável e a mãe não apresentou hemorragia anormal”, informou a médica.

Após o parto, a equipe composta por ela, pela enfermeira Keliane Zuanazzi e pelo motorista Clésio Roque Nunes, seguiram viagem até o Hospital Universitário de Cascavel, onde mãe e filha permanecem internadas. Ambas passam bem.

  • Sem saber que estava grávida, mulher entra em trabalho de parto, e bebê nasce dentro de ônibus em Curitiba; VÍDEO
  • Mulher dá à luz durante apresentação do Metallica no Paraná: ‘Começou o show, começaram as contrações’, diz ela

Morgana contou que este é o terceiro parto do ano que ela realiza dentro de uma viatura do Samu. Ela lembrou que em um caso recente a criança necessitou de cuidados intensivos após o parto e a mãe apresentou hemorragia intensa.

Felizmente a situação foi controlada e mãe e criança chegaram puderam receber o atendimento necessário.

  • Consamu abre inscrições para concurso com mais de 200 vagas em 13 cidades; veja como se inscrever

Para ela, salvar vidas a motiva a buscar mais conhecimentos para realizar atendimentos cada vez mais humanizados.

“Isso faz com que a gente trabalhe cada vez mais com responsabilidade, comprometimento e busque cada mais conhecimento para atender esse tipo de situação. Estamos a serviço da população caso precisem dos nossos cuidados, ficaremos muito feliz em poder atendê-los e dar o nosso melhor em todo tipo de atendimento”, afirmou a médica.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR



Fonte: G1


24/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107