NOTÍCIAS


Boletim confirma mais três mortes por dengue no Paraná, diz Sesa


Mais três mortes por dengue foram registradas no Paraná. Os dados foram divulgados na terça-feira (12), no boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

As vítimas morreram entre 1º de fevereiro e 24 de março de 2022. Elas são um homem, de 86 anos, de Matelândia, na região oeste, outro homem, de 74 anos, morador de Tapira, na região noroeste, e uma mulher, de 32 anos, de Medianeira, também no oeste.

  • Veja o cenário da dengue no Paraná

Com as novas mortes, o estado soma cinco óbitos pela doença neste período epidemiológico, que iniciou em 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Os dois óbitos anteriores ocorreram em Arapongas e Nova Esperança, ambas no norte do estado.

A Sesa também registrou mais 4.885 casos, somando 16.560 confirmações, o que representa um aumento de 41,81%, em 278 cidades.

Além disso, houve 12.465 novas notificações, totalizando 52.575 registros em 360 municípios. Há ainda, 19.051 casos em investigação.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, realizou na terça uma reunião técnica para mapear e traçar medidas de enfrentamento da dengue no Paraná.

Conforme a Sesa, foram realizadas constantes ações de prevenção por meio das 22 Regionais de Saúde.

Agora, a proposta é focar na estratégia de sensibilizar os municípios para que centralizem o atendimento da dengue em uma unidade de referência para acolhimento do pacientes para favorecer o manejo adequado, evitando condutas que possam resultar no agravamento da doença, segundo o secretário.

O contingenciamento de insumos e o combate dos focos dos criadouros com apoio da Defesa Civil também são ações estratégicas para combater a dengue.

Conforme a Sesa, com ações simples de remoção, proteção, limpeza e destinação adequada de resíduos sólidos, é possível evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Vídeos: Mais assistidos do g1 PR



Fonte: G1


13/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107