NOTÍCIAS


Bombeiros retomam buscas por operador de retroescavadeira que foi soterrado, em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande | Paraná


Após mais de 36 horas do acidente, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas em um aterro sanitário de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, por um operador de retroescavadeira que foi soterrado.

O acidente aconteceu no final da tarde de sábado (25), quando o homem trabalhava no local e caiu com o maquinário em um barranco do aterro, no bairro Santa Terezinha.

As buscas chegaram a ser interrompidas na noite de domingo (26) e foram restabelecidas por volta das 7h desta segunda-feira (27). Até a publicação desta reportagem, o trabalhador não havia sido encontrado.

No início da noite de sábado, os bombeiros foram ao local, mas havia pouca iluminação e difícil acesso, o que impossibilitou a entrada das equipes. Na madrugada de domingo, eles conseguiram acessar o monte do aterro pela parte de baixo.

As equipes informaram que o local é de risco, com poças de chorume e muitos gases. De acordo com a Defesa Civil, os dejetos deslizaram e soterraram a estrada que passa no local e parte da área de mata que fica do outro lado da via. Veja na imagem, abaixo:

Chorume e gases dificultam o acesso das equipes ao local  — Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

Chorume e gases dificultam o acesso das equipes ao local — Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

Ainda no domingo, a Defesa Civil informou que uma máquina foi localizada, mas não era o equipamento em que estava o condutor.

Instituto Água e Terra analisa situação do aterro

O Instituto Água e Terra (IAT) disse que enviou equipes ao local do acidente para avaliar possíveis danos ambientais causados no lençol freático. O órgão informou que está analisando as amostras para conclusão dos resultados.

Ainda segundo o instituto, em relação à licença ambiental do local, “a empresa solicitou a renovação, realizada a cada dois anos, conforme exigência do órgão ambiental. Ao pedido da empresa, o IAT solicitou complementação e apresentação do laudo geotécnico dessa área”.

A empresa, conforme informado pelo instituto, poderia continuar com as operações, por estar em dia com a licença, apesar de estar no prazo de solicitar renovação, o que está sendo analisado pelo IAT, que pediu mais complementações.

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro onde o acidente aconteceu, informou que houve um “descolamento de talude em seu aterro sanitário” e que acionou, de imediato, o Corpo de Bombeiros e as demais autoridades responsáveis, que se deslocaram para atendimento à ocorrência.

De acordo com a empresa “a prioridade total neste momento está em prestar socorro a um colaborador terceirizado que trabalhava na unidade, bem como dar assistência a seus familiares”.

A Estre reforçou que, desde o ocorrido, está colaborando de forma irrestrita com as autoridades competentes, que já se encontram no local, para apurar e entender as causas e impactos da ocorrência.

Bombeiros trabalham em buscas para localizar operador de retroescavadeira que foi soterrado em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande — Foto: Gilberto Teckla

Bombeiros trabalham em buscas para localizar operador de retroescavadeira que foi soterrado em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande — Foto: Gilberto Teckla

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande também informou que acompanha as buscas e que disponibilizou máquinas para a operação.

O município disse em nota que concentra todos os esforços para encontrar o operador e prestar assistência à família. A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente também acompanha as ações.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


27/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE