NOTÍCIAS


Cachorros da PM ajudam na socialização de autistas em Ponta Grossa


Dois cachorros da Polícia Militar (PM) participaram de uma ação de socialização com crianças autistas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A atividade ocorreu no mês que marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

O grandão Apache, de dois anos e especializado na busca de pessoas, e o filhote Shelby, ainda em treinamento, visitaram a sede da Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut) na cidade.

Em um festival de sorrisos e de carinho coletivo, os estudantes da instituição saíram da sala e foram para o pátio.

“A gente tem que aprender a respeitar o autista. Você respeita o espaço dele, você encosta quando ele deixa encostar, você abraça quando ele deixa. Essa questão dos animais é bonita a ingenuidade do animal, então ele não tem maldade. Então o autista vai, aos poucos, no momento dele”, ressaltou Guilherme Tupich, terapeuta ocupacional da Aproaut.

Por isso, todo o processo de organização da atividade foi pensada cuidadosamente para respeitar a adaptação. Mas, para a instituição, o resultado foi mais que positivo.

“Na fisionomia a gente já percebe esse carinho, essa atenção com os animais”, comentou uma professora.

E não é apenas para os estudantes do local que a atividade é importante. De acordo com o sargento Ailton Correia de Lima, da PM, a socialização é importante também para os cachorros da instituição.

“Pra eles também é importante, eles têm que ter essa socialização. Para eles é uma brincadeira, eles ficam alegres de fazer esse contato”, explicou.

Cachorros da PM ajudam na socialização de autistas em Ponta Grossa — Foto: Reprodução/RPC

Cachorros da PM ajudam na socialização de autistas em Ponta Grossa — Foto: Reprodução/RPC



Fonte: G1


09/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA