NOTÍCIAS


Carros doados pelo governo do Paraná a secretarias de Saúde municipais estão parados e sem uso


A RPC Curitiba registrou nesta quinta-feira (17) novos casos de carros doados a secretarias municipais de Saúde e que estão parados, sem uso. Desta vez, os veículos encostados foram encontrados em Quatro Barras e em São José dos Pinhais, ambos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Na terça-feira (15), foi revelada a situação de 30 carros novos doados há mais de um mês para secretaria de Saúde de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e que estão parados e sem uso.

No total, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) doou 1.500 carros a todos os municípios do estado. O custo total da frota foi R$ 42 milhões. Os veículos devem ser usados exclusivamente no programa Saúde da Família.

Nesta quinta, a RPC encontrou cinco carros destinados ao programa mas que estão parados no setor de Logística e Infraestrutura da Prefeitura de Quatro Barras. O Município foi procurado, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.

A secretaria estadual de Saúde também foi procurada e não soube dar informações sobre o motivo dos veículos estarem parados em Quatro Barras.

Carros parados deveriam ajudar no atendimento de saúde — Foto: RPC Curitiba

Carros parados deveriam ajudar no atendimento de saúde — Foto: RPC Curitiba

Em São José dos Pinhais, mais carros parados e sem uso. A cidade recebeu 20 carros, em 16 de novembro do ano passado. Os veículos estão no pátio da secretaria de obras.

O diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, afirmou que o que pode estar ocorrendo é uma dificuldade de informação na qual o município não tenha se atentado à liberação dos carros.

“Os veículos estão liberados para a utilização dos municípios. São José dos Pinhais pode utilizar os veículos a partir de hoje [quinta] se eles quiserem, inclusive”, disse.

Procurada, a Prefeitura de São José dos Pinhais argumentou que aguarda o termo de cessão do governo no Estado, necessário para viabilizar o uso dos carros.

O município disse ainda que, mesmo com a liberação estadual, há um processo de documentação interna necessário, como registrar o veículo como patrimônio do município. A Prefeitura disse não ter previsão de quanto tempo levará até os veículos poderem ser usados pelo programa de Saúde.

De acordo com a Sesa, 95% dos municípios já estão com os carros liberados para circular, com a documentação toda em dia para fazer o atendimento de saúde. Porém, a pasta afirmou que, em alguns casos, pode haver demora no trâmite necessário junto ao Detran, como a transferência dos veículos e o seguro.

Veja os vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


17/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
NATIVO E SERTANEJO