NOTÍCIAS


Cascavel decreta pandemia de dengue após mais de mil casos confirmados no atual ano epidemiológico


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel, no oeste do Paraná, declarou epidemia de dengue no município nesta quarta-feira (13).

O anúncio foi feito durante uma reunião entre as divisões da saúde do município.

De acordo com o boletim semanal apresentado no encontro, a cidade tem até o momento mais 1,1 mil casos confirmados da doença no atual ano epidemiológico que teve início em agosto de 2021.

  • Dengue: casos positivos da doença dobram em uma semana em Cascavel
  • Cascavel tem quase 300 casos de dengue registrados e se aproxima de epidemia

Conforme dados, outros 2,7 mil casos suspeitos aguardam resultado ou coleta de exames.

Ações de combate à dengue

A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Clair Wagner, explica que diversas ações vêm sendo desenvolvidas na cidade, como combate nos bairros, o chamado “raio” e também “bloqueio”.

“Intensificamos o trabalho nas últimas semanas com várias ações nos locais mais afetados. Vamos continuar com as ações de rotina programada. Temos por exemplo o raio, que é identificar os locais que a pessoa, que testou positivo para a doença, passou. Trabalho, casa, entre outros. Depois de identificar estes locais, delimitamos um raio e intensificamos as ações no local. […] No chamado bloqueio, nós vamos até as residências das pessoas e locais de trabalho e aplicamos inseticida”, explica Wagner.

A gerente, no entanto, afirmou que não bastam as ações dos núcleos de saúde sem que a população também faça a parte dela no combate ao mosquito.

Levantamento em Cascavel apontou 4,2% de infestação — Foto: Prefeitura de Cascavel/ Divulgação

Levantamento em Cascavel apontou 4,2% de infestação — Foto: Prefeitura de Cascavel/ Divulgação

“A dengue é de fácil prevenção, mas pode matar se não forem feitos os cuidados necessários. Uma limpeza semanal no quintal, nas residências, seria o ideal para prevenção e combate do mosquito. Além de tirar a água dos locais, é importante não deixar lixo acumulado. […] É importante que a pessoa converse com amigos, família, vizinhos, para que o combate seja efetivo.

Denúncias relacionadas à dengue podem ser feitas pelo número 156, de forma anônima e também pelo Fale Conosco no site da prefeitura.

  • Cascavel tem alto risco de infestação de dengue, aponta levantamento
  • Equipes de endemias vistoriam imóveis em dois bairros de Cascavel para controle da dengue

Para orientações sobre a doença, os cidadãos podem ligar no (45) 3902-1769.

A secretaria de saúde afirmou em reunião nesta quarta que o momento é de união de todos para conter o avanço do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças. O foco no momento é evitar novos criadouros.

A preocupação maior é com a sobrecarga de atendimento, tanto na atenção primária, quanto na urgência. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que normalmente atendem, cada uma, em média 220 pacientes diários, viu dobrar o número nas últimas semanas, chegando a 450. Grande parte desses atendimentos são de pessoas com sintomas de dengue.



Fonte: G1


13/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
MANHÃ 107