MENU

A Secretaria de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, confirmou a 1ª morte por dengue na cidade no atual ano epidemiológico que iniciou em agosto de 2021. O dado foi divulgado no boletim semanal na terça-feira (19).
Conforme boletim, foram confirmados mais 378 casos da doença na cidade. Com estes números, Cascavel soma até o momento 1.494 casos.
A morte confirmada na cidade é de um idoso de 80 anos, morador do Bairro Claudete, conforme a secretaria.
Segundo boletim, cerca de 2,9 mil pessoas estão aguardando resultado ou coleta de exame. Na semana passada, eram 2,7 mil.
Secretaria de Saúde de Cascavel decreta pandemia de dengue — Foto: Prefeitura de Cascavel
No dia 13 de abril a Prefeitura de Cascavel decretou pandemia de dengue na cidade. O anúncio foi feito durante uma reunião entre as divisões da saúde do município.
Segundo a pasta, as equipes tem intensificado o combate a doença na cidade, mas em muitos locais foi relatada dificuldade no acesso à imóveis para aplicação de incenticida.
A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental do município, Clair Wagner, explica que diversas ações vêm sendo desenvolvidas na cidade, como combate nos bairros, o chamado “raio” e também “bloqueio”.
“Intensificamos o trabalho nas últimas semanas com várias ações nos locais mais afetados. Vamos continuar com as ações de rotina programada. Temos por exemplo o raio, que é identificar os locais que a pessoa, que testou positivo para a doença, passou. Trabalho, casa, entre outros. Depois de identificar estes locais, delimitamos um raio e intensificamos as ações no local. […] No chamado bloqueio, nós vamos até as residências das pessoas e locais de trabalho e aplicamos inseticida”, explica Wagner.
A gerente, no entanto, afirmou que não bastam as ações dos núcleos de saúde sem que a população também faça a parte dela no combate ao mosquito.
Denúncias relacionadas à dengue podem ser feitas pelo número 156, de forma anônima e também pelo Fale Conosco no site da prefeitura.
Para orientações sobre a doença, os cidadãos podem ligar no (45) 3902-1769.