NOTÍCIAS


Cinco linhas de ônibus de Curitiba testam veículo elétrico nesta semana; veja como vai funcionar | Paraná


Cinco linhas de ônibus de Curitiba vão testar ao longo desta semana um veículo elétrico. O ônibus circulará a cada dia em uma linha diferente, das 6h às 20h, de segunda (19) a sexta-feira (23).

De acordo com a Prefeitura, o ônibus circulará em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos (confira aqui). Cerca de 35 motoristas foram treinados para dirigir o ônibus elétrico.

Linhas que testarão o ônibus elétrico:

  • Segunda (19): 801 Campina do Siqueira/Batel;
  • Terça (20): 380 Detran/Vicente Machado;
  • Quarta (21): 617 Jardim Ludovica;
  • Quinta (22): 654 Campo Alegre;
  • Sexta (23): 826 Campo Comprido/CIC.

O ônibus foi equipado com sistema de bilhetagem eletrônica e funcionará como os demais veículos das linhas selecionadas, com pagamento da passagem só por cartão transporte, débito e crédito.

Segundo a prefeitura e o fabricante, o modelo tem 12,2 metros de comprimento e transporta até 78 pessoas. O ônibus funciona a partir de doze baterias e tem autonomia para rodar 270 quilômetros.

De acordo com o município, a recarga leva até quatro horas e será feita à noite.

Energia limpa e mobilidade sustentável

A Prefeitura de Curitiba afirma que, hoje, só 4% da frota de ônibus da cidade funcionam com energia limpa ou de baixa emissão de carbono.

Ainda segundo a prefeitura, até 2030, 33% dos ônibus deverão operar com emissão zero de carbono; alcançando 100% até 2050. A mudança faz parte do Plano de Ação Climática (PlanClima).

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, afirma que o teste com o ônibus elétrico em andamento nesta semana é importante para o processo de migração para veículos não poluentes.

Segundo ele, ainda este ano devem ser iniciados testes técnicos que servirão de base para edital de compra dos veículos elétricos.

O município afirma que a implantação de ônibus elétricos faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que inclui ações de melhorias do Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste.

Os projetos têm financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB) e as linhas de ônibus devem ser as primeiras a receber veículos elétricos – a partir de 2024.

Os vídeos mais assistidos do g1 PR



Fonte: G1


18/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
SUCESSOS DA TARDE