MENU

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) realizou nesta quarta-feira (28) licitação para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado.
Seis empresas participaram da disputa online. A Construtora A. Gaspar S/A venceu com proposta de fazer os projetos e executar a obra por R$ 386.799.000,11.
Agora, a empresa tem três dias úteis para apresentar uma planilha de preços atualizados e a documentação necessária. Só após a análise das informações e a homologação do processo, é feita a assinatura do contrato.
De acordo com o DER, a previsão é de que a execução leve 32 meses: dois para obtenção de licença ambiental, seis para elaboração de projetos e 24 meses para as obras.
De acordo com as informações do DER, a ponte deve ter 1,2 quilômetro e largura útil mínima de 22,6 metros. A previsão é de que a estrutura tenha quatro faixas de 3,6 metros cada, além de duas faixas de segurança de 60 centímetros cada.
Está prevista também a construção de calçadas com ciclovia dois dois lados.
A obra também deve envolver o alargamento da PR-412 e a implantação de um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.
Na margem sul, segundo o DER, está prevista uma rótula para ligação do bairro Caieiras, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, segundo o departamento, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.
Segundo o DER, no dia 23 de setembro o órgão protocolou no Instituto Água e Terra (IAT) a versão final do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da implantação da Ponte de Guaratuba e dos acessos.
O departamento informou que o material também será apresentado à população em audiência pública, com data a ser marcada.