NOTÍCIAS


Construtora vence licitação da Ponte de Guaratuba com proposta de R$ 386,8 milhões | Paraná


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) realizou nesta quarta-feira (28) licitação para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado.

Seis empresas participaram da disputa online. A Construtora A. Gaspar S/A venceu com proposta de fazer os projetos e executar a obra por R$ 386.799.000,11.

Agora, a empresa tem três dias úteis para apresentar uma planilha de preços atualizados e a documentação necessária. Só após a análise das informações e a homologação do processo, é feita a assinatura do contrato.

De acordo com o DER, a previsão é de que a execução leve 32 meses: dois para obtenção de licença ambiental, seis para elaboração de projetos e 24 meses para as obras.

O que a obra deve incluir

De acordo com as informações do DER, a ponte deve ter 1,2 quilômetro e largura útil mínima de 22,6 metros. A previsão é de que a estrutura tenha quatro faixas de 3,6 metros cada, além de duas faixas de segurança de 60 centímetros cada.

Está prevista também a construção de calçadas com ciclovia dois dois lados.

A obra também deve envolver o alargamento da PR-412 e a implantação de um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul, segundo o DER, está prevista uma rótula para ligação do bairro Caieiras, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, segundo o departamento, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Segundo o DER, no dia 23 de setembro o órgão protocolou no Instituto Água e Terra (IAT) a versão final do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da implantação da Ponte de Guaratuba e dos acessos.

O departamento informou que o material também será apresentado à população em audiência pública, com data a ser marcada.

Os vídeos mais assistidos do g1 PR



Fonte: G1


28/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107