NOTÍCIAS


Contas de luz têm redução de até 20% no Paraná após mudança de bandeira tarifária, diz Copel


Consumidores do Paraná podem ter redução de até 20% nas contas de luz após mudança da bandeira tarifária, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Desde o último dia 16 de abril está valendo a bandeira tarifária de cor verde, que não acrescenta nenhum valor extra nas contas devido as condições favoráveis para a produção de energia.

Essa bandeira não era adotada desde novembro de 2020.

  • Consumo de energia elétrica no Paraná tem maior alta do país em janeiro, indica levantamento

No ano de 2021, devido a crise hídrica, as contas passaram pela bandeira vermelha entre os meses de junho a setembro. Nesta bandeira, os consumidores pagaram um valor adicional de R$ 9,49 a cada 100kW/hora consumidos.

Em setembro, a situação piorou e foi adotada a abandeira preta, de escassez hídrica, com valor adicional de R$14,20 a cada 100kW/hora consumidos.

De acordo com a Copel, a redução nas contas de energia será sentida de forma gradativa pelos usuários, dependendo da data de fechamento da fatura.

A expectativa é que a bandeira tarifária permaneça na cor verde até o fim do ano, de acordo com engenheiro eletricista, Alysson Nunes Diógenes.

“Não devemos ter nenhuma alteração até a passagem do inverno. Caso a gente continue tendo ainda algumas chuvas ao longo do ano, devemos seguir com a bandeira verde até o fim do ano”, explica o engenheiro.

Contas de energia podem ter redução de até 20% no Paraná após mudança de bandeira tarifária — Foto: Gilvana Giombelli/g1 Paraná

Contas de energia podem ter redução de até 20% no Paraná após mudança de bandeira tarifária — Foto: Gilvana Giombelli/g1 Paraná

Em junho deste ano está previsto o reajuste anual das tarifas da Copel, mas o percentual ainda não foi definido, segundo a companhia. Em 2021, o reajuste foi de 8,97% para consumidores residenciais.

Mesmo que a cobrança extra não volte neste ano, a Agência Nacional de Energia (Anel), já apresentou proposta para reajustar alguns valores das bandeiras tarifárias.

  • Consumo de energia elétrica no Paraná tem maior alta do país em janeiro, indica levantamento; veja o consumo por setor
  • Em mais de 20 anos de mercado livre de energia, Paraná tem quase 1.600 empresas adeptas ao modelo

Enquanto os novos reajustes não chegam, a autônoma Neide Aparecida de Melo, faz planos com o dinheiro que vai sobrar no orçamento por enquanto.

“Eu pretendo gastar comprando uma roupa, juntar dinheiro para ir no dentista, essas coisas que a gente precisa”.

A mudança na bandeira também animou a dona de uma salão de beleza em Curitiba, Ester Nascimento. Nos últimos dois anos, ela viu a conta de energia dela dobrar de valor.

“A gente teve que repassar esse aumento também para os clientes. […] Com essa redução, a gente consegue investir mais no negócio”, explica Ester.



Fonte: G1


23/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107