NOTÍCIAS


Criadora de 'brechó de plantas', paisagista resgata, recupera e disponibiliza espécies jogadas fora para adoção | Paraná


A paisagista Priscila Maris, de Curitiba, encontrou no cuidado com as plantas o trabalho que pretendia exercer para ajudar a cuidar do meio ambiente.

Formada em turismo, ela trabalhava no setor de viagens, mas durante a pandemia viu o volume de trabalho diminuir e decidiu montar o próprio negócio, em casa.

Foi a partir da mudança de planos profissionais que ela criou um “brechó de plantas”. Priscila circula pelas ruas da cidade com uma bicicleta e resgata espécies que encontra abandonadas.

A profissional recolhe as plantas jogadas fora e leva para o ateliê e escritório, onde trata e recupera cada uma. Depois, ela divulga as espécies para doação.

“O trabalho de resgate é muito especial. É a essência do nosso trabalho. Essas plantas resgatadas iriam, muito provavelmente, parar em um lixão. Então, a gente não precifica essas plantas. A única coisa que a gente exige é que quem adote, assuma a responsabilidade por esse organismo vivo e cuide dele”, comentou.
Criadora de 'brechó de plantas', paisagista resgata espécies jogadas fora, recupera e coloca para adoção — Foto: Reprodução/RPC

Criadora de ‘brechó de plantas’, paisagista resgata espécies jogadas fora, recupera e coloca para adoção — Foto: Reprodução/RPC

A paranaense também realiza a orientação para os clientes, com consultoria sobre como manter as flores e folhagens saudáveis em casa. No apartamento, ela montou uma espécie de “pronto-socorro” para os atendimentos.

Além disso, com a empresa, ela oferece serviço de paisagismo e venda de plantas novas, que compra com produtores locais.

Ela conta que as ações de recuperação e doação são uma parte extra e inovadora para os atendimentos que oferece no “Turiya brechó de plantas”.

“A gente pensou: ‘o que nós podemos fazer além de venda de plantas?’ Tem que ter algo que seja diferente e que possa contribuir para o mundo, de uma forma geral. Aí surgiu a ideia do cuidado e do resgate das plantas”, comentou.
Priscila Maris percorre ruas de Curitiba em trabalho de resgate de plantas abandonadas — Foto: Reprodução/RPC

Priscila Maris percorre ruas de Curitiba em trabalho de resgate de plantas abandonadas — Foto: Reprodução/RPC

Em dois anos, pedalando pela cidade, Priscila recolheu centenas de plantas que foram encaminhadas para novos donos. A cineasta Verginia Grande foi uma das pessoas que adotou uma espécie recuperada pela empresária.

“Fiquei com duas plantas dela. Uma begônia pendente e uma outra. As plantas estão super bem”, disse.

Paisagista Priscila Maris, de Curitiba, resgata plantas jogadas fora e as recupera para adoção — Foto: Reprodução/RPC

Paisagista Priscila Maris, de Curitiba, resgata plantas jogadas fora e as recupera para adoção — Foto: Reprodução/RPC

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


05/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA