NOTÍCIAS


Curitiba registra inflação abaixo da média nacional, mas especialista alerta que cenário não é otimista | Economia


Pelo segundo mês seguido, Curitiba teve inflação abaixo da média nacional de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, o registro foi de 0,38%, que ficou abaixo da média nacional de 0,47%.

Apesar do registro, a alta isolada de alguns produtos não deixa cenário econômico otimista. Leia mais abaixo.

Segundo o IBGE, na alimentação, maio registrou aumentos expressivos no arroz (4,6%), batata (5,2%) e cebola (39,8%).

Na capital, o tomate e a cenoura varariam para baixo, 11,9% e 19,6%, respectivamente. Mas no acumulado dos últimos 12 meses, subiram 95% e 127%.

Cenoura teve aumento de 127% no acumulado dos últimos 12 meses — Foto: Pixabay

Cenoura teve aumento de 127% no acumulado dos últimos 12 meses — Foto: Pixabay

Segundo o IBGE, o número baixo da inflação em Curitiba no mês de maio foi puxado por itens que tiveram redução de preço ou pequena variação.

É o caso, por exemplo, da habitação, que apresentou variação negativa de 2,13%. A energia elétrica também variou para baixo, 9,54%, assim como o gás de botijão, com redução de 2,13%. Nos transportes, que costumam puxar a inflação, o aumento foi de 0,88%.

Todos estes itens, entretanto, registram altas acumuladas nos últimos 12 meses. E somado a outros fatores, a previsão é que os preços não apresentem grandes mudanças nos próximos meses.

“Em virtude de algumas demandas pelo mercado, como antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, que injetou quase R$ 56 bilhões na economia, a liberação de fundo de garantia para os trabalhadores, que injetou quase R$ 30 bilhões, e aumento no diesel mais recente… Isso poderia gerar inflação maior para os próximos meses”, explicou o economista Jorge Prado.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


09/06/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107