NOTÍCIAS


Defesa Civil mapeia e combate focos de formigas cortadeiras, em Cascavel; lei obriga moradores a fazer controle contra infestação | Oeste e Sudoeste


Equipes da Defesa Civil de Cascavel, no oeste do Paraná, iniciou um trabalho de mapeamento e combate aos focos de formigas cortadeiras, diante da infestação que atinge a cidade.

Segundo a prefeitura, o cronograma dos agentes iniciou por trechos da Avenida Brasil e deve seguir pelas avenidas Tancredo Neves, Barão do Rio Branco, Carlos Gomes, Rocha Pombo e Avenida Ítelo Webber.

Eles localizam os pontos com concentração dos insetos e colocam inseticidas. De acordo com o município, nos espaços públicos, a responsabilidade do combate fica a cargo dos agentes.

Em lugares particulares ou de empresas, o trabalho de combate às formigas cortadeiras deve ser feito pelos responsáveis pelo terreno. A obrigação pelo cuidado contra a infestação foi determinada em lei municipal, de 2021.

  • Infestação de formigas cortadeiras causa problema ao meio ambiente em Cascavel

As formigas cortadeiras podem provocar erosão no solo e outros problemas que podem gerar grandes desastres, segundo os especialistas da prefeitura.

Além disso, a Defesa Civil ressaltou que os insetos podem causar danos às plantas devido ao corte das folhas, brotos e cachos que acabam paralisando crescimento.

Os formigueiros ficam embaixo da terra. Onde elas constroem galerias que podem comprometer a estrutura de calçadas e até de casas inteiras se não forem controladas.

Conforme especialistas, as formigas não comem as folhas. Elas cortam e levam para o formigueiro, onde são picadas e colocadas em um lugar onde ocorre a proliferação de fungos. Esses fungos crescem e se transformam em alimento.

Em 2015, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) criou uma portaria que obriga donos de propriedades rurais fazerem o controle dessas formigas no campo. Quem descumpre pode ser multado.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR:



Fonte: G1


01/07/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO