NOTÍCIAS


Deputados aprovam projeto que institui dia do colecionador de armas de fogo e do caçador no Paraná | Paraná


36 deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que determina a criação do dia do colecionador de armas de fogo e do caçador. A matéria foi um dos itens votados na sessão plenária desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), antes do recesso parlamentar.

  • Alep determina recesso durante período de campanha; 90% dos deputados são candidatos
  • Deputados aprovam LDO de 2023, e texto segue para sanção

A aprovação do projeto ocorre no mesmo dia em que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu três decisões provisórias que restringem os efeitos de decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitam a compra de armas de fogo e de munições, além da posse de armamento no país.

Na argumentação para as decisões, o ministro alegou urgência provocada pelas eleição que, segundo ele, “exaspera o risco de violência política”.

O projeto determina que 15 de dezembro será a data para se comemorar o dia do colecionador de armas de fogo e do caçador.

Aprovada em duas votações na Alep, a proposta determina que a data seja incluída no calendário de eventos do Paraná.

Após a segunda votação, o PL teve a apreciação da redação final dispensada. Por isso, a matéria seguiu para sanção ou veto do governador Ratinho Júnior (PSD).

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a relatoria do projeto deu parecer favorável alegando, entre outros argumentos, que a matéria é relativa à cultura e lazer, além de objetivar a “conservação da cultura e a tradição”.

O projeto diz que a data escolhida para instituição do dia se justifica porque, na mesma ocasião, é celebrado nacionalmente o dia do atirador esportivo.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:



Fonte: G1


05/09/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA