NOTÍCIAS


Dia da Mulher: Curitiba tem atividades e eventos com foco na reflexão sobre o ponto de vista feminino; confira


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná preparam diversas atividades na cidade.

As ações mostram para o público o sentimento e a reflexão sobre o ponto de vista feminino. Entre os eventos estão palestras, apresentações, atividades esportivas, bate-papos e mais.

As dez regionais administrativas de Curitiba recebem atividades ao longo do mês. Estão na programação também museus, a Biblioteca Pública e o Teatro Guaíra. Confira a programação dos eventos.

Nesta terça (8), a partir das 16h, o público poderá conferir trechos de espetáculos da Escola de Dança, do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

Na lateral do teatro, na Rua Amintas de Barros, haverá uma exposição de figurinos de personagens femininas marcantes.

A noite, o Teatro preparou uma projeção de vídeos em homenagem às mulheres e espetáculos produzidos durante a pandemia.

Museu Oscar Niermeyer (MON)

Nesta terça, às 19 horas, haverá uma videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen com título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, abordando a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Estado.

No dia 16, às 14h30, o MON realiza uma oficina presencial gratuita com a artista Juliane Fuganti. A partir de uma breve conversa sobre a sua construção poética na instalação “Jardim dentro de um Jardim 2021”, na exposição “Afinidades”, a artista irá abordar suas escolhas e processo de criação. Em seguida conduz um trabalho prático com argila inspirado em sua obra.

Às 14h30 do dia 23, a artista Daniela Busarello realiza a oficina “Vida”. A atividade parte da leitura de trechos dos livros “A vida não é útil” e “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, e de uma conversa sobre sua obra e seus processos na exposição “Afinidades”. Em seguida, os participantes serão convidados a pensar uma grande pintura comunitária.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Na quarta-feira (9), às 14h30, a escritora Giovana Madalosso abre a palestra “Mulheres e escrita: um tempo só seu”, no hall térreo da BPP. No mesmo dia e horário, a escritora Renata Baglioli estará em um bate-papo na seção infantil.

Na quinta (10) e sexta-feira (11), às 19h, a atriz paranaense Nena Inoue apresenta a leitura pública “Outras falas: a voz das mulheres na literatura paranaense”.

Na sexta também, às 14h30, a atriz e contadora Flávia Scherner apresenta um repertório selecionado na seção de contação de histórias.

No sábado (12), às 16 horas, a artista e pesquisadora Bia Figueiredo apresenta a performance “Polvo”, no jardim do museu. No mesmo dia, às 17 horas, a as responsáveis pelo projeto “Central do Abacaxi”, Camila e Amanda, farão alguns preparos para o público, enquanto participam da conversa sobre a importância do consumo de pequenos produtores locais.

No dia 19, às 17 horas, e no dia 20 às 11 horas. A artista indígena, Uýra, se apresenta e conversa com convidadas e o público.

No dia 26, ainda sem horário definido, a escritora Noemi Jaffe, é a convidada especial da mesa-redonda “Plantas e Literatura”.

No dia 22, as mulheres poderão participar do curso gratuito “Marketing Pessoal – a arte de se relacionar bem”. O curso será realizado no Liceu de Ofícios Boa Vista, na Av. Paraná, 3.600, das 13h às 17h.

No dia 14, o Liceu de Ofícios Vila Tecnológica promove o curso de autoconhecimento para as mulheres, das 13 às 17h. O Liceu de Ofícios fica na Rua Nova Esperança, 1471.

No domingo (13), das 14h às 18h, haverá a Ação Mulher em movimento, no Parque Náutico. O evento terá aulão de ritmos, avaliação física e oficinas esportivas.

Nesta quarta (9), o Liceu de Ofícios Cajuru realiza o curso de autoconhecimento para mulheres. O curso ocorre das 8h às 12h. O Liceu de Ofícios Cajuru fica na Rua Da Cidadania Cajuru – Av Maurício Fruet, 2.150.

Na quarta (9), das 14 às 16h, no auditório da Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460), haverá uma atividade para os homens. Será a abertura do projeto Masculinidade Consciente, com atividades de combate ao machismo, à masculinidade tóxica, novas práticas de expressão da masculinidade e valorização das mulheres.

Na quinta-feira (10), 8h30 às 9h30 haverá um aulão de ritmos no bosque do Centro de Esporte e Lazer Velódromo (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210.

No dia 15, na Casa de Passagem para Mulheres, na Rua Desembargador Westphalen, 1.845, será realizado o Curso de Inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional. O evento ocorre das 8h às 12h.

No dia 30, das 18h30 às 20h30, ocorre o Pedal Rosa “Amigas da Bike, no Velódromo do Jardim Botânico, na Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210.

Na quarta-feira (9), ocorre o Aulão Lilás da Mulher, na Rua da Cidadania, na Rua Carlos Klemtz, 1.700.

No dia 28, o Liceu de Ofícios Casa Klemtz recebe o curso “Projeto de vida pessoal e profissional”. O evento é das 13h às 17h. O Liceu de Ofícios da Regional é na Rua Carlos Klemtz, 523.

Regional Santa Felicidade

De 18 a 22 de março, ocorre a aula Rosa Especial nos centros de esporte e lazer da Regional, durante os horários das aulas normais.

No dia 24, às 8h, o Clube da Gente recebe um aulão especial de ritmos. No dia 30, às 8h30, o Parque Barigui recebe a Caminhada Rosa. A concentração para a caminhada é em frente a Academia Judith Passos.



Fonte: G1


08/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107