MENU

Este mês é marcado pela campanha “Junho Violeta”, dedicada ao combate à violação dos direitos da pessoa idosa. No ano passado, 1.534 denúncias de violência contra idosos foram registradas no Paraná, conforme o governo.
O balanço é do Disque Idoso Paraná, serviço disponível nos 399 municípios de forma gratuita e sigilosa. Pelo canal, coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), além de denunciar atos que violem direitos da pessoa idosa, a população pode receber informações e orientações.
Em 2021, foram 790 pedidos de informações e orientações. Os principais temas das ligações feitas para esse serviço ao longo do ano passado foram os seguintes:
A maioria das denúncias que foram realizadas em 2021 no Disque Idoso Paraná foram feitas a respeito de pessoas idosas mulheres (894).
Governo do Paraná oferece canais para denúncias sigilosas de violações — Foto: Reprodução/RPC
Segundo dados do Departamento da Política para Pessoa Idosa (DPPI), de janeiro a maio deste ano, o serviço recebeu 861 denúncias, sendo 122 pelo canal telefônico 0800 141 00 01.
As 739 demais foram feitas por vias eletrônicas, seja pelo disqueidoso@sejuf.pr.gov.br ou pelo Idoso Play, plataforma de denúncias online que pode ser acessada via QR Code.
Além das denúncias, os canais receberam 112 pedidos de orientações e 185 de informações diversas relacionadas aos direitos da pessoa idosa.
Mês é marcado pela campanha ‘Junho Violeta’, dedicada ao combate à violação dos direitos da pessoa idosa — Foto: Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf)
Outros canais também recebem denúncias de violência contra o idoso, como o 190, da Polícia Militar (PM), o 181 Disque Denúncia e o 197, da Polícia Civil.
Também é possível contatar o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, pelo telefone (41) 3210-2415.