NOTÍCIAS


Em depoimento, padrasto diz que 'às vezes era necessário colocar pano' na boca de autista encontrado morto; homem foi indiciado por homicídio


“Às vezes era necessário colocar um pano porque ele estava incomodando muito por causa dos gritos dele”, afirmou.

  • Professoras de Rômulo falam ter feito denúncia: ‘Parecia que estava pedindo socorro’
  • MP-PR recebeu em 2019 denúncia de maus-tratos, diz assessoria

Ainda no depoimento, o homem afirmou que tem um relacionamento com a mãe do jovem há quatro anos e que os dois “tentaram de tudo” para o jovem.

“Eu e a mãe dele a gente corria direto com ele, para cima e para baixo. E os órgãos públicos que podiam ajudar a gente não ajudavam. A gente não tinha mais o que fazer com ele, sabe? Ele estava tendo muita convulsão, muito ataque, caía, tinha ataque, caía, judiação da mãe dele, judiação de mim e das crianças”, disse ainda.

Segundo o delegado, as investigações apontam que foram agressões do padrasto causaram a morte de Rômulo.

Além disso, o inquérito da Polícia Civil afirma que o menino era mantido amarrado e amordaçado dentro de um banheiro desativado com mofo e sem iluminação da residência e que sofria maus-tratos desde 2018. Veja imagens do local no vídeo abaixo.

Jovem com autismo encontrado morto era deixado por mãe e padrasto em banheiro com mofo

Jovem com autismo encontrado morto era deixado por mãe e padrasto em banheiro com mofo

Procurada, a defesa do casal afirmou que não vai se manifestar até a conclusão das investigações.

A mãe do jovem também prestou depoimento à Polícia Civil. Ela chegou a ser presa, mas foi liberada por ter outros dois filhos pequenos, de um e três anos.

Ao delegado, a mulher afirmou que os machucados de Rômulo eram por conta de tombos que o menino levava.

“Então, o machucado é por conta desses tombos. A gente tenta conter ele para não se machucar, não é agressão, né?”, afirmou.

Ela também definiu o menino como “louco”.

“Se você olhasse para ele, você não falava que era autista. Ele era louco. Eu falava ‘vamos ter que internar’, porque ele não parava quieto, ele saía correndo, ele grita, ele não, ele não para”, disse a mãe.

Ligação para o Samu e mudança no local do crime

Segundo o delegado Luiz Gustavo Timossi, as provas coletadas indicam que o padrasto agrediu com violência Rômulo, resultando na morte do jovem, e que o local do crime foi alterado antes da chegada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

As investigações ainda apontaram que no momento da ligação para os socorristas, o menino já estava morto. Ouça abaixo o momento em que o padrasto chama socorro.

Após agressões a menino, padrasto de Rômulo ligou para o Samu

Após agressões a menino, padrasto de Rômulo ligou para o Samu

Imagens obtidas por câmeras de segurança, segundo a PC, revelam parte da movimentação dos suspeitos momentos antes do corpo do jovem ser encontrado. Veja detalhes abaixo.

De acordo com o delegado, o padrasto afirmou no dia do crime que a vítima tinha tido uma crise de convulsão e que ele iniciou uma massagem cardíaca no jovem, ligando para a mãe sem interromper o procedimento.

As imagens, conforme a polícia, desmentem a afirmação pois mostram que no horário em que o padrasto afirmou estar fazendo massagem ele estava, na verdade, no telefone do lado de fora casa.

A Polícia Civil também identificou contradições no depoimento da mãe e do padrasto no dia do crime.

Até a publicação desta reportagem, apesar do indiciamento, o inquérito não havia sido concluído pois um novo prazo foi solicitado para outras etapas da investigação, como reconstituição do crime.

Delegado diz que há contradições entre relatos de mãe e padrasto de autista achado morto

Delegado diz que há contradições entre relatos de mãe e padrasto de autista achado morto

Imagens mostram movimentação antes de menino com autismo ser encontrado morto

Imagens mostram movimentação antes de menino com autismo ser encontrado morto

As imagens mostram a movimentação na casa na manhã do dia 18 de fevereiro, registrando a saída da mãe da vítima por volta de 8h40.

Quase 15 minutos depois, o padrasto de Rômulo aparece na garagem usando o telefone. Ele entra na casa às 8h58 e sai um minuto depois, ficando na garagem por cerca de cinco minutos.

Neste instante a mãe da vítima chega, corre até o portão e encontra o padrasto na garagem. Eles entram juntos na residência.

A câmera registra ainda que às 9h07 o padrasto sai novamente da casa, e parece falar ao celular, retornando para a residência na sequência. Sete minutos depois, ele volta até a garagem com o filho menor no colo.

Às 9h21, uma ambulância do Samu passa em frente à residência.

Um minuto depois, o casal aparece na garagem e o padrasto vai até a rua, acenando para a ambulância. Às 9h23, a equipe do Samu entra na casa.

Imagens registraram movimentação na casa antes de Rômulo ser encontrado morto — Foto: Reprodução/Câmara de segurança

Imagens registraram movimentação na casa antes de Rômulo ser encontrado morto — Foto: Reprodução/Câmara de segurança



Fonte: G1


01/03/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
CONEXÃO 107