MENU

Segundo o Inep, após faltarem à aplicação da prova naquele ano, no auge da pandemia do novo coronavírus, esses candidatos ganharam na Justiça o direito à fazerem o teste em 2022.
O instituto informou ainda que alguns candidatos que não compareceram à edição de 2021, em novembro, também tiveram o pedido aceito para participarem da reaplicação deste domingo, mas não divulgou quantos inscritos são no estado.
Neste domingo, o Enem foi aplicado ainda para 2,2 mil adultos privados de liberdade e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa com privação de liberdade no Paraná (Enem PPL 2021), segundo o Inep.
Em novembro de 2021, o Enem regular aplicado no Paraná, na versão impressa, contou com 75% dos inscritos presentes.
75% dos candidatos do Paraná inscritos no Enem participaram da edição regular, em novembro de 2021 — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou que reaplica, neste domingo e no dia 16 de janeiro, o Enem 2021 para 6.986 participantes de todo o Brasil.
A oportunidade de reaplicação é destinada, por exemplo, a quem não compareceu por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais.
Neste domingo e dia 16 de janeiro, são aplicadas as provas para as 280.146 pessoas que se inscreveram após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, segundo o Inep.
No total, são 4.618 locais de prova, distribuídos entre as 27 unidades da Federação.
O Inep não informou em quais cidades do Paraná as provas foram e serão aplicadas.
O primeiro dia de reaplicação do exame, neste domingo, teve provas de linguagens, ciências humanas e redação.
O tema da redação da reaplicação do Enem 2021, realizada neste domingo (9), foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.
Já no segundo dia, em 16 de janeiro, os candidatos terão que responder questões de matemática e ciências da natureza.
O Enem PPL e a reaplicação têm o mesmo nível de dificuldade da edição regular e o objetivo é o mesmo.
A aplicação, no entanto, é diferente para a versão PPL, já que as provas são aplicadas em unidades prisionais ou socioeducativas, e não em escolas, como na reaplicação.
Além disso, os participantes da edição PPL também precisam responder a um questionário socioeconômico no primeiro dia de prova.
Para isentos e reaplicação
Para pessoas privadas de liberdade