NOTÍCIAS


Especialista explica como a inflação impacta o poder de compra do consumidor


A inflação afeta o bolso de todos os consumidores, mas não são todos que sabem o que a causa. A crise hídrica, alta do dólar e também preços dos combustíveis são alguns dos fatores que impactam direta e indiretamente os preços altos das mercadorias e poder de compra da população.

A série de reportagens ‘Minha Grana‘, produzida pela RPC Foz do Iguaçu, explica como ocorre o aumento da inflação e dá dicas de como lidar com os preços mais altos. Assista ao vídeo acima.

A inflação se trata do aumento generalizado no preço dos produtos, fazendo com que o preço médio de tudo aumente.

A crescente nos gastos, faz com que o poder de compra diminua cada vez mais, ou seja, com a mesma renda de épocas anteriores, a população consiga comprar cada vez menos.

Especialista dá dicas de como preservar o dinheiro em tempo de preços altos e inflação.  — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Especialista dá dicas de como preservar o dinheiro em tempo de preços altos e inflação. — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma das principais causas da inflação é quando ocorre da procura por determinado produto ser maior que a oferta no mercado, quando há mais pessoas desejando um produto em específico, e não há muito dele para vender, esta é a chamada inflação por demanda.

Outra causa da alta de preços também pode ser o aumento no custo de produção, impactado em 2021 pelo aumento do custo da energia elétrica e dos combustíveis, a chamada inflação por oferta.

Além de questões como o combustível e energia elétrica, outro fator que colabora para o aumento dos preços nos mercados é a alta do dólar, o que faz com que o produtor rural do Brasil comercialize o produto dele internacionalmente, favorecendo a exportação, fazendo com que fique cada vez menos produtos para o consumidor nacional.

Uma das principais soluções para este problema, segundo a economista e consultora de finanças, Ariadne Beilner Rodrigues, é aproveitar promoções de determinados produtos, como o óleo de soja, que tem os preços em alta.

Além disso, para a especialista, a preservação do dinheiro também é importante, tendo em vista que a inflação atual não está descontrolada, em investimentos atrelados à taxa Selic.



Fonte: G1


27/12/2021 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM