NOTÍCIAS


Especialista explica o que é CDI e como ele interfere no investimento


A série de reportagens ‘Minha Grana‘, produzida pela RPC Foz do Iguaçu, mostra o que é o CDI e como ele interfere nos investimentos. Assista ao vídeo acima.

O sistema bancário tem uma regra em que todo fim do dia todos os bancos precisam fechar o caixa no azul. Mas há dias em que determinados bancos têm mais saques, mais dinheiro saindo, e, em outros bancos, mais depósitos, mais dinheiro entrando.

Assim, para ajustar o saldo desses caixas, os bancos fazem empréstimos entre si, cobrando uma taxa de juros, que é chamada de CDI. Esse valor é calculado diariamente, sempre estando próximo da Selic, a taxa básica de juros da economia.

Mas se o CDI é uma operação feita pelas instituições financeiras, no que ela interfere nos investimentos feitos pelas pessoas físicas ou jurídicas?

Para os investidores, o CDI serve como uma referência. Então, na prática, a taxa é usada como um percentual para saber quanto o dinheiro está rendendo.

Por exemplo, se o CDI fechar em 9%, ao fazer uma aplicação que renda 100% da taxa, no final do ano o dinheiro renderá 9% do que foi investido.



Fonte: G1


31/01/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
AMOR SEM FIM