MENU

Uma estudante Bárbara Yijiu Faria Sung, de Maringá, no norte do Paraná, ganhou um prêmio nacional de redação ao escrever uma carta para São Pedro, pedindo para que ele ajude a resolver a crise climática global. Leia a carta na íntegra no fim da reportagem.
A aluna tem 15 anos e está no segundo ano do Ensino Médio. Além de uma premiação em dinheiro, a ela terá direito de representar o Brasil no Concurso Internacional de Redação de Cartas.
“Meu santinho, por favor, regue este enorme roção, faz a vida brotar de novo, quebra da chuva o grilhão, ressuscita minha boiada, ouve minha oração”, diz trecho da carta.
A competição é promovida pela União Postal Universal (UPU), com sede em Berna, na Suíça. Aqui no Brasil, as seletivas são organizadas pelos Correios.
Neste ano, a organização pediu para que estudantes de todo o mundo escrevessem uma carta para alguém influente, pedindo iniciativas para combater a crise climática.
A estudante contou que, diante do desafio, resolveu escolher São Pedro. Bárbara justificou que pensou no santo como uma última instância, já que os líderes mundiais não estão enfrentando o problema como deveriam.
“Geralmente a última esperança é que Deus faça alguma coisa. A minha ideia foi escrever mais como um pedido de socorro do que como uma solicitação”, contou.
A carta também traz críticas aos governantes e faz um alerta para que futuras gerações tenham responsabilidade e não desistam de lutar pelo meio ambiente.
Aquecimento global pode estar contribuindo para a elevação do nível dos oceanos mais rápido do que se imaginava — Foto: Unsplash
Bárbara também apostou na religiosidade do povo brasileiro, que tem como São Pedro o santo que tem “as chaves do céu”, com o poder de enviar chuvas e promover mudanças no clima.
Além disso, a estudante resolveu escrever a carta em Literatura de Cordel, gênero literário considerado Patrimônio Cultural do Brasil e que mistura cantos e contos.
“Resolvi fazer uma carta regionalista, que inspirasse. Mesmo com todos os problemas, o meu país é o que eu mais gosto no mundo”, disse.
A jovem contou que tinha o desejo de participar do concurso há alguns anos. Apesar disso, a pandemia acabou adiando os planos.
Neste ano, ela pediu ajuda para duas professoras, que ajudaram com os conhecimentos da estrutura textual.
Após avançar nas etapas municipal e estadual, Bárbara foi consagrada vencedora com a melhor carta do Brasil na quinta-feira (5).
“Eu entrei em êxtase, não conseguia nem ficar em pé direito”, comentou.
Terra — Foto: Nasa
Leia abaixo a carta escrita por Bárbara e que venceu a etapa nacional do Concurso Internacional de Redação de Cartas.
Bárbara Sung escreveu para São Pedro ajudar na crise climática — Foto: Reprodução
Bárbara Sung escreveu para São Pedro ajudar na crise climática — Foto: Reprodução
Bárbara Sung escreveu para São Pedro ajudar na crise climática — Foto: Reprodução