NOTÍCIAS


Festival de Curitiba traz 'Negro Não Nego' e 'Bamberê' como atrações de temática negra


Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem 54,1% da população formada por pretos e pardos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Isso torna o país como detentor da maior população negra fora da África.

Mas essa população está longe de ser representada nas artes. No audiovisual, por exemplo, uma pesquisa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) aponta que pessoas negras representam 2,5% de diretores e roteiristas, e todos são homens.

  • Veja a programação completa do festival

A edição deste ano do Festival de Curitiba tem eventos que contemplam, entre outras questões, a temática negra.

Estão na lista espetáculos com objetivo de entreter e levar conhecimento, além de estimular a reflexão do público.

Veja a seguir espetáculos com essa temática em cartaz no festival:

Após passar pelo Fringe, em 2019, o coletivo Negro Não Nego volta aos palcos do Festival com um espetáculo que fala de humanidade, força, resistência, poder, memória e história negra.

Além de quebrar estereótipos e preconceitos, a peça gera reflexões sobre como o negro está inserido nas questões políticas e sociais da sociedade.

As apresentações serão nos dias 7 de abril, às 16h, 8 de abril, às 12h, e 9 de abril, às 20h. É gratuito e acontece nas Ruínas de São Francisco. O espetáculo é acessível e conta com audiodescrição.

Esta dica é especial para as crianças e o melhor: o espetáculo é gratuito e com tradução em Libras.

Bamberê é a palavra africana que remete às canções de ninar amazônicas. É nome também do espetáculo do Grupo Baquetá, que passeia por ritmos afro urbanos como funk e rap, mesclando canções com histórias e brincadeiras, todas autorais, abordando as diversidades culturais, sociais e ambientais do Brasil.

Dias 8 e 9 de abril, às 14h30, na Praça Santos Andrade, com duração de 50 minutos.

VÍDEOS: os mais acessados do g1 PR



Fonte: G1


07/04/2022 – Rota do Sol FM

SEGUE A @ROTADOSOLFM

(45) 3287-1475

rotadosolfm@hotmail.com
Boa Vista da Aparecida – PR
Rua Celmo Miranda, 802 – Alto da Colina

NO AR:
ROTA SERTANEJA