MENU

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, confirmou a 1ª morte por dengue na cidade no atual ano epidemiológico que iniciou em agosto de 2021. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (23).
Conforme a secretaria, a vítima é um homem de 41 anos que morreu no dia 12 de maio. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município após confirmação feita pelo Laboratório Central do estado.
Segundo a secretaria, o homem procurou atendimento inicialmente em uma Unidade Básica de Saúde. Não tendo melhora, foi para uma Unidade de Pronto Atendimento e depois, em estado mais grave foi levado ao Hospital Municipal Padre Germano Lauk, onde ficou internado por três dias e morreu.
Mosquito Aedes aegypti; dengue — Foto: Divulgação/SESA
Até o momento, Foz do Iguaçu tem 575 casos confirmados de dengue, no atual ano epidemiológico. Há registro de outros 7.831 casos suspeitos na cidade.
Conforme a pasta, nas últimas duas semanas o número de notificações aumentou consideravelmente. Cerca de 12 denúncias diárias são recebidas. Há pouco mais de um mês, a média era de cinco denúncias por dia.
Denúncias podem ser feitas pelo 156.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a cada 100 casas vistoriadas na cidade, 4 têm registro de larvas do mosquito e em 19 foram encontrados mosquitos adultos.
Desde janeiro deste ano, mais 400 imóveis foram notificados e cerca de R$ 600 mil em multas foram aplicados por inadequações nas residências relacionadas à dengue, como acumulo de lixo.
Em 19 de abril a Secretaria de Saúde do Paraná decretou epidemia da doença no estado após número crescente de casos da doença no estado.
De acordo com o último boletim epidemiológico, o Paraná contabiliza 21 óbitos e 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações, desde agosto de 2021.
Dos 380 municípios que registraram notificações de dengue, 328 confirmaram a doença, sendo que em 286 deles são de casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.