MENU

A granada encontrada por um morador de Medianeira, no oeste do Paraná, pode ter sido utilizada pelo chamado “MR8”, o Movimento Revolucionário de 8 de outubro de 1968. A hipótese foi levantada pelo historiador Roberto Marin, que pesquisa conflitos registrados nessa região do estado.
O objeto foi encontrado no domingo (13), em um rio, pelo aposentado Oswaldo de Ávila, morador de Medianeira, com o auxílio de um detector de metais.
De acordo com Marin, nas proximidades do rio onde o artefato foi encontrado havia uma célula do movimento liderado por um dentista, que morou em Medianeira, e que nos anos 1960 teria realizado treinamentos na região.
Oswaldo acionou a Polícia Militar (PM) nesta segunda-feira (14) e a corporação confirmou se tratar de uma granada de morteiro, um artefato usado em guerra. O Esquadrão Antibomba da PM de Curitiba, a 580 quilômetros de distância, foi chamado para detonar a granada.
Esquadrão Antibomba da PM de Curitiba, a 580 quilômetros de distância, foi chamado para detonar a granada — Foto: Marcos Landim/RPC
“Ela estava com a espoleta para cima, ela estava cravada na terra. Só que quando eu tirei ela, não entendendo muito, mas eu já vi que ela tinha perigo. Mesmo assim eu trouxe (ela) embora. E não bati, (nós) cuidamos. Coloquie num forro, numa caixa”, relata o aposentado.
Aposentado conta como encontrou artefato de guerra — Foto: Reprodução RPC